AZAR

Um dia depois de venda, Movidesk sai do ar

Em alta depois de aquisição, empresa tem problemas com a nuvem da AWS.

22 de dezembro de 2021 - 11:45
Eu acho que vi um gatinho. Foto: Pexels.

Eu acho que vi um gatinho. Foto: Pexels.

A Movidesk, uma companhia catarinense que oferece soluções de help desk e service desk como serviço, está enfrentando problemas de disponibilidade no serviço nesta quarta-feira, 22.

O timing da falha não poderia ser pior: a companhia foi comprada nesta terça-feira, 21, pela Zenvia, uma plataforma de comunicação e serviços móveis em alta depois de ter feito uma abertura de capital na Nasdaq.

(Alguém poderia dizer que é melhor ter a falha depois do que antes da compra, o que teria lá a sua lógica).

A informação sobre a “instabilidade geral no sistema” foi postada pela Movidesk na sua página de status às 10h21.

De acordo com uma atualização feita mais ou menos uma hora depois, o problema é uma indisponibilidade dos servidores da AWS, onde roda o produto da Movidesk.

A página de status indica que os serviços começaram a "retornar gradualmente" às 11h43. 

Às 12h06, a empresa diz que "os serviços de API e importações de E-mails pode estar indisponíveis no momento".

Um cliente da Movidesk procurou a reportagem do Baguete, manifestando seu espanto com a situação: “Como assim é comprada em um dia e está fora do ar no outro?”.

Trocas de controle costumam deixar parte da base de clientes com um pé atrás, mas a verdade é que nesse caso tudo parece ser um caso de má sorte da Movidesk e da Zenvia.

Já há duas semanas clientes da AWS em todo mundo tem enfrentado instabilidades.

O primeiro grande incidente ocorreu na terça-feira, 7, causando instabilidade em todas as regiões nos quais a gigante de nuvem atua, de acordo com a própria AWS.

O site DownDetector, que registra reclamações de usuários sobre sites e aplicativos, apontou problemas no iFood, League of Legends, Valorant, Nubank, Banco Pan e C6 Bank.

A Movidesk tem 3 mil clientes, incluindo nomes como Hamburg Sud, Tirolez, Mormaii, ESPN e Unimed.

A compra faz parte da estratégia da Zenvia de diversificar o seu negócio, criando uma plataforma de customer experience (ou CX, na sigla em inglês), incluindo comunicação por SMS, chatbots e análise de dados. 

A compra da Movidesk é a décima aquisição da Zenvia e a segunda depois do IPO na Nasdaq em julho. 

Na ocasião, a Zenvia levantou US$ 150 milhões e recebeu outros US$ 50 milhões da Twilio, uma empresa americana do mesmo nicho.

Fundada em 2000 em Porto Alegre (hoje a sede é em São Paulo), a Zenvia tem cerca de um terço da sua receita gerada pelos dez maiores clientes, a maior parte dela vinda do negócio de comunicações por SMS, no qual a empresa é líder no país, depois de comprar diversas concorrentes.