.jpg?w=730)
Foto: divulgação
A Universidade Estadual Paulista (UNESP) adotou a solução de assinatura digital da BRy Tecnologia, empresa catarinense especializada em registro digital para a emissão de diplomas.
Vitor da Silva Palacios, responsável pelo GTRA da universidade, conta que a UNESP já acreditava que essa tecnologia poderia impactar positivamente o processo de emissão de diplomas desde 2001, quando foi divulgada a primeira regulamentação sobre assinatura digital.
“Quando a Portaria nº 330 do Ministério da Educação (MEC) foi publicada, em 2018, a UNESP passou a buscar formas de operacionalizar a mudança da assinatura física para o diploma digital, garantindo a validade e a segurança jurídica necessárias para esse documento”, explica.
Segundo a universidade, a BRy foi escolhida por atender aos requisitos estabelecidos pela UNESP e por ter o melhor custo-benefício. Alguns dos pontos principais eram relacionados à segurança e aos fluxos de automação.
Outro ponto importante foi o fato da startup oferecer uma API que pode ser integrada ao sistema de emissão e registro de diplomas da UNESP.
“Nós entendemos que as instituições de ensino que buscam incluir a assinatura digital em seus sistemas querem facilitar a rotina dos usuários e torná-la o mais ágil e segura possível. Por isso, investimos em oferecer uma tecnologia que é facilmente customizada para a realidade de cada cliente”, afirma Cristian Moecke, CTO da BRy.
Com a integração, parte do processo de emissão de diploma tornou- se digital e, em abril de 2021, a instituição passou a oferecer o diploma neste formato.
Depois de emitido e registrado, o documento fica armazenado no banco de dados da instituição e pode ser facilmente acessado sempre que necessário, inclusive para a verificação de sua validade.
Em média, 5,6 mil alunos se formam anualmente na instituição e a solução reduziu em até 76% o tempo para emissão dos documentos, além de gerar economia com itens de papelaria e impressões.
Outro benefício apontado é o aumento da segurança e da confiabilidade do documento, pois reduz a chance de um diploma ser falsificado, por exemplo.
“Ter o apoio da BRy foi fundamental para que o processo fosse realizado com sucesso na UNESP, tanto pela eficiência da solução, quanto pelo suporte que a equipe da empresa nos ofereceu”, avalia Palacios.
Agora, a instituição trabalha para chegar ao uso em 100% do processo, compreendendo desde a solicitação, passando pela inclusão dos documentos e pela assinatura, até chegar às mãos dos alunos.
A Unesp foi criada em 1976 a partir de institutos isolados que existiam em várias regiões do estado de São Paulo. A instituição conta com mais de 3,8 mil professores e oferece 134 cursos de graduação com mais de 37 mil alunos matriculados.
Fundada em 2001 por professores universitários de tecnologia, a BRy tem sede em Florianópolis e é especializada em identificação, registro e formalização digital de pessoas, processos e documentos.
Atualmente, já são mais de 2 bilhões de assinaturas digitais realizadas, mais de 3 bilhões de protocolos eletrônicos gerados e mais de 100 milhões de carimbos de tempo emitidos.
Entre seus mais de 20 mil clientes, estão Caixa Econômica Federal, Crefisa, Prefeitura Municipal de Vitória e AMAGGI.