
Unico passa por mais um corte. Foto: Depositphotos
A Unico, player de destaque em biometria facial e assinatura digital, cortou cerca de 20% de sua força de trabalho, o que representa cerca de 200 pessoas de um total de aproximadamente 1 mil funcionários.
Em nota, a idtech explicou que as demissões fazem parte de uma "reestruturação interna para focar em seu core business", sem divulgar o número exato de pessoas dispensadas.
Segundo o portal Startups, os cortes atingiram as áreas de produto, marketing, comercial e RH. A empresa também realizou a realocação de profissionais para outras áreas.
“Em agradecimento pelo trabalho realizado, foi oferecido um pacote de benefícios que inclui a extensão temporária do plano de saúde, pagamento extra do benefício de alimentação, aviso-prévio indenizado, carta de referência e apoio para recolocação no mercado, pagamento de PLR proporcional, além dos direitos previstos em Lei”, diz a nota da Unico.
Esta é a terceira leva de demissões da empresa. A primeira aconteceu em outubro de 2022, com o corte de cerca de 50 profissionais, ou quase 5% do seu quadro total de funcionários.
Na época, a companhia contou que estava fazendo uma “reorganização de seu setor de vendas e clientes”, visando “consolidar a governança e dar maior eficiência e clareza aos times”.
Em janeiro do ano passado, veio a segunda: a Unico demitiu cerca de 110 pessoas, o que representou 10,5% de sua força de trabalho.
Os cortes atingiram áreas variadas da companhia, entre elas produto, design e marketing. Em nota, a idtech confirmou os desligamentos, alegando que eles faziam parte de um movimento focado na eficiência operacional.
De uns tempos para cá, uma série de startups promissoras passaram por reorganizações do tipo.
O movimento provavelmente tem a ver com o fato de que os fundos de investimento que financiam o crescimento de empresas de tecnologia estão muito mais seletivos nos seus aportes no novo quadro econômico.
A Unico vinha se saindo muito bem nas suas captações. No final de 2020, levantou R$ 580 milhões com SoftBank e General Atlantic. Em abril de 2021, foram mais US$ 100 milhões em rodada liderada pelo Goldman Sachs.
Fundada em 2007, a idtech é a líder no país em tecnologia de biometria facial, com projetos implementados em mais de 850 empresas. Entre elas, estão Itaú, Santander, Bradesco, Magalu, Pernambucanas, C6 Bank, Banco Original e B2W.