PESQUISA

Vivo se junta ao AKCTI, da UFG

Operadora participará de projetos de inovação aberta da universidade federal goiana. 

18 de fevereiro de 2025 - 11:41
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Vivo é a mais nova associada do Advanced Knowledge Center for Immersive Technologies (AKCTI), centro de pesquisas e desenvolvimento de inovação tecnológica voltada para experiências imersivas da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Juntas, as instituições realizarão pesquisas e oferecerão capacitação para os colaboradores da operadora.

Além disso, a empresa poderá participar de projetos de inovação aberta em áreas estratégicas, como a de inteligência artificial.

A companhia também terá interação com a infraestrutura acadêmica de supercomputadores da UFG, possibilitando análises complexas e acelerando o desenvolvimento de inovações tecnológicas.

“Somos a única operadora associada ao AKCTI e esta parceria é muito estratégica para que a Vivo possa ter avanços exponenciais no uso da IA. A aproximação com universidades é uma importante alavanca para consolidar a Vivo como líder em inovação aberta, permitindo-nos explorar soluções tecnológicas avançadas, especialmente em um cenário de aceleradas mudanças”, afirma Adriana Lika, diretora de dados e IA da Vivo.

Marca comercial da Telefônica Brasil, a Vivo atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional, com um portfólio de produtos para clientes B2C e B2B.

Com faturamento de R$ 52,1 bilhões, a empresa possui 100,9 milhões de acessos na rede móvel e é líder no segmento, com 38,8% do mercado.

A marca está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,4 mil com 4G e 2,9 mil municípios com 4,5G. Já a sua cobertura 5G chega a todas as capitais brasileiras.

Fundada em 14 de dezembro de 1960, a UFG é uma das principais universidades da região Centro-Oeste do Brasil e desempenha um papel central na educação, pesquisa e extensão na área.

Seu currículo oferece cursos de Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas e Naturais Saúde, Artes, Engenharias e Ciências Agrárias.

São cerca de 22,8 mil alunos matriculados em cursos de graduação presenciais. Além disso, a universidade oferece programas de pós-graduação que incluem 53 cursos de mestrado e 28 de doutorado.

O AKCIT está associado ao Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), maior referência latino-americana para Inteligência Artificial (IA).

Adicionalmente, AKCIT é o primeiro grupo de pesquisa da América Latina reconhecido pela NVIDIA no programa "AI Nations".

O centro conta com cerca de 700 pesquisadores de 14 estados brasileiros e de quatro países diferentes. Entre seus parceiros, estão grandes companhias como iFood, Itaú, Globo, Positivo, Vivo, Natura e Sicoob, que buscam na universidade a solução para seus desafios em IA.