A Decolar conta com o WhatsApp como novo canal de comunicação com os clientes. Foto: Pexels.

O Decolar.com, portal para compra de passagens e pacotes de viagens online, conta com o WhatsApp como novo canal de comunicação com os clientes na América Latina.

A ferramenta, que está em fase piloto, foi projetada para realizar serviços de pós-venda, como a reprogramação de voos, informação sobre mudanças no itinerário ou no horário da viagem. 

O sistema também mantém o cliente informado sobre o status de voos - com informações sobre horários previstos de chegada e partida, portão de embarque ou outra informação relevante aos passageiros. 

Desde o início dos testes, foram enviadas cerca de 5 mil mensagens por dia aos clientes da empresa localizados na América Latina.

“O Decolar.com trabalha constantemente para que a inovação faça parte da vida de todos os seus clientes. O que queremos é enriquecer e fazer parte da experiência de viagem dos consumidores. Temos certeza que esse novo canal será muito importante na aproximação com o nosso público e no acompanhamento de todo o processo de viagem”, afirma Leandro Malandini, head of product management & UX do Decolar.

Segundo a última divulgação de resultados do Decolar, foram realizados mais de 35 milhões de downloads do app da companhia em dispositivos móveis. 

A empresa ainda anunciou que 29% das transações foram realizadas por meio do aplicativo no ano passado, representando um crescimento ano a ano de 55%.

O aplicativo corporativo do WhatsApp é a nova onda na área de atendimento. 

Na semana passada, a Via Varejo, empresa que administra as marcas Casas Bahia e Pontofrio, anunciou que tem um projeto piloto voltado para comunicação por WhatsApp com foco em informações sobre liberação de produtos para retirada em uma das lojas físicas das redes.

No Brasil, o pioneiro no uso do WhatsApp for Business foi o Itaú, que fez parte de um projeto piloto divulgado pelo app em setembro do ano passado.

Além do banco, o WhatsApp anunciou alguns clientes internacionais da nova versão do aplicativo, como a companhia aérea holandesa KLM, a farmácia online indiana 1mg e o site de venda de ingressos Bookmyshow.com, também da Índia.