
Marcelo Silva, country manager da Workiva no Brasil. Foto: divulgação.
A Workiva, plataforma norte-americana que conecta dados para a elaboração de relatórios de finanças, sustentabilidade e governança, risco e compliance (GRC), está apostando forte no Brasil, onde abriu uma operação no ano passado.
“Na B3, por exemplo, são mais de 470 empresas listadas. Todas eles vão ter que reportar obrigatoriamente as suas iniciativas de sustentabilidade. Só aí tem um caminhão de oportunidades. A grande maioria dessas companhias são nosso target”, explica Sandro de Camargo, vice-presidente de vendas para a América Latina da Workiva.
Mesmo em companhias listadas na bolsa, muitos relatórios ainda são feitos de maneira manual. Além disso, a Workiva vê uma busca muito grande das empresas brasileiras em demonstrar credibilidade para o mercado.
“Esse movimento está diretamente conectado com um dos grandes valores da plataforma, que é justamente como a gente apoia a área de sustentabilidade, integrada com relatórios financeiros, que tem tudo a ver com a questão de transparência, de seriedade, de compliance”, acrescenta Marcelo Silva, country manager da Workiva no Brasil.
Depois de começar uma expansão internacional para a Europa e Ásia, a América Latina foi o próximo passo da companhia sob o ponto de vista de expansão geográfica, com o estabelecimento na região no final de 2023.
Na época, a Workiva contratou Camargo, ex-ServiceNow, Automation Anywhere e CA Technologies, atuando a partir de Miami, como é comum para esse tipo de posição.
Até então, a empresa já tinha alguns clientes na região, mas eles eram atendidos por profissionais a partir dos Estados Unidos. A maioria já conhecia a Workiva de alguma forma ou eram subsidiárias de companhias americanas que também já utilizavam a plataforma.
Com a abertura da sede em São Paulo, em março de 2024, a Workiva tem hoje um time composto por vendedores, gerentes de conta, profissionais de pré-vendas e especialistas de cada uma das disciplinas compreendidas na sua solução.
Silva, o country manager que foi contratado na mesma época, veio da Digibee, onde atuou como head de vendas, country manager e vice-presidente de vendas. O executivo também foi diretor de vendas da Logicalis e da Cisco, depois de ter passado pela CA Technologies como VP de serviços para a América Latina.
Na ocasião, a plataforma foi traduzida para o português e também passou a contar com profissionais brasileiros nas áreas de suporte e customer success, baseados nos Estados Unidos.
Até então, a companhia tinha dois parceiros locais de implementação, no estilo boutique, além de grandes empresas de auditoria e consultoria como Deloitte, PwC e KPMG.
No ano passado, essas parcerias foram convertidas para um modelo de revenda, pois a Workiva ainda não tem uma entidade legal no Brasil. Assim, os clientes ficaram com duas opções: assinar um contrato direto com a companhia via Estados Unidos em dólares (90% deles fizeram isso) ou fazer o faturamento local, em reais, por meio de uma dessas integradoras.
Hoje, a empresa se aproxima de 10 parceiros no Brasil e o número de clientes no país já passa de 30. Entre eles, estão nomes como Itaú, Santander, Nubank, Vale, Porto Seguro, Embraer, Suzano e Sabesp.
Atualmente, a maior parte dos clientes brasileiros da Workiva está concentrada em São Paulo, mas a empresa também tem clientes no Rio de Janeiro e no Nordeste e está criando um grupo de usuários para obter feedbacks locais.
De acordo com o country manager, o próximo passo é expandir a capilaridade no país para se conectar mais facilmente com os clientes.
“O primeiro passo que demos foi o estabelecimento do time, a definição de um go to market e uma revisão das parcerias. Pensando no próximo ano, vamos fazer uma revisão no sentido de buscar uma regionalização. A gente viaja o país inteiro, mas um dos nossos objetivos é expandir, seja com presença nossa ou com a presença de revendas”, destaca Silva.
Na AL, a Workiva possui cerca de 100 clientes em 17 países, sendo Brasil e México os mais representativos, com números parecidos.
Hoje, a empresa conta com 30 pessoas dedicadas à região, sendo mais de 20 baseadas fisicamente no Brasil (15 pessoas), México (seis) e Colômbia (duas). Um time atende só o Brasil e outro atende todos os países de língua hispânica.
MAS COMO A PLATAFORMA FUNCIONA?
Fundada em 2008 e com sede no estado de Iowa, a Workiva tem uma plataforma com o chamado Assured Integrated Reporting, que reúne relatórios financeiros, de sustentabilidade e de governança, risco e compliance (GRC) integrados.
“Cada vez mais, estamos investindo no posicionamento como plataforma. Porque, se eu posiciono só o financial reporting, tenho três ou quatro concorrentes. Se eu pego a parte de ESG, também tenho três ou quatro. Se eu posiciono a parte de GRC, talvez tenham 10 concorrentes. Quando eu posiciono a plataforma, de forma integrada, não temos concorrência”, ressalta Camargo.
A Workiva é uma plataforma de última milha, entrando em todos os clientes como um sistema satélite. Para isso, as integrações são necessárias e a solução tem dezenas de conectores pré-definidos para se unir aos principais ERPs, ferramentas de gestão de recursos humanos, de gestão de tickets e outros.
Caso o cliente tenha algum sistema que não esteja contemplado, é possível construir esse conector ou utilizar algum padrão via APIs, por exemplo, para fazer a leitura dos dados. Utilizar métodos não tão sofisticados, como fazer uploads de planilhas de Excel ou arquivos em PDF, também é uma possibilidade.
Com isso, o tempo de implementação varia entre três e seis meses, dependendo do escopo, estratégia e do quanto o cliente está preparado, sendo totalmente modular.
Apesar da implantação envolver o time de TI, a adoção da Workiva geralmente parte da decisão de CFOs e não está na lista de prioridades do CIO. Então o público-alvo da empresa está em setores como controladoria, finanças, sustentabilidade, gestão de riscos e relação com investidores.
“Embora eu já esteja há 30 anos no mercado de tecnologia, eu não conhecia a plataforma. E foi uma surpresa muito agradável saber o grau de apreço que os clientes têm em relação a ela. A nossa taxa de renovação de contratos é de 97%. Isso é uma coisa inédita no mundo SaaS”, destaca Silva.
Para o usuário, a interface da ferramenta é muito parecida com a do pacote Office, com recursos de planilhas, documentos e apresentações. Segundo a empresa, isso acelera muito o processo de adoção e o nível de treinamento exigido é zero.
*Luana Rosales participou do evento Workiva Amplify, em Washington, D.C., a convite da Workiva.