
Foto: Depositphotos
A Usina Santo Ângelo, uma das maiores processadoras de cana-de-açúcar de Minas Gerais, migrou do ECC para o S/4 Hana, a última versão do software de gestão da SAP rodando na nuvem.
O projeto foi realizado pela Ábaco, consultoria especializada nas soluções da multinacional alemã, com um investimento de R$ 12 milhões. Considerando os gastos que a empresa tinha com sua estrutura interna e manutenção do ECC, a expectativa é recuperar o valor em cinco anos.
Segundo a companhia, o objetivo era reduzir riscos operacionais, modernizar a infraestrutura tecnológica e preparar o negócio para um novo ciclo de crescimento, obtendo retorno dentro de cinco anos.
“Nossa infraestrutura era vulnerável por ser um modelo on-premise. Vimos que a migração para o S/4 Hana possibilitaria adotar práticas mais atuais do mercado, o que inclui a gestão de riscos e de commodities, por exemplo, que são mais otimizados na nova versão do ERP e nos apoia nas rotinas de negócios internacionais, que representa 75% da nossa receita”, explica Roberto Borges Rodrigues, gestor de TI da Usina Santo Ângelo.
Logo no início, foi observado que a companhia já operava com um ambiente altamente customizado para o setor agro, com funcionalidades específicas para a gestão de fazendas e ativos, o que aumentava a complexidade de manutenção no ECC.
A implementação seguiu o modelo denominado bluefield, uma abordagem híbrida da SAP que permite renovar o sistema mantendo parte da estrutura anterior. O projeto entrou no ar após nove meses de implementação.
Hoje com quase 300 usuários no novo sistema, a companhia afirma perceber os primeiros ganhos em termos de performance e usabilidade.
Ao migrar toda a operação para a nuvem, a usina conseguiu eliminar a dependência de servidores locais e otimizar os recursos da equipe de TI, hoje composta por cerca de 10 pessoas.
Após o processo de migração, o ERP começou a centralizar a operação de oito softwares que fazem a interface com os processos agrícolas, como coleta de dados de solo e gestão de combustível, integrando essas informações com os módulos de estoque e finanças.
“Com o apoio da Ábaco nesse processo, a empresa já está operando com mais previsibilidade sobre o impacto de eventos climáticos na produção, integrando dados de qualidade da matéria-prima, custos fixos e variáveis e preços de mercado para decisões mais estratégicas”, explica Rodrigues.
Agora, a expectativa é internalizar essas soluções dentro do próprio SAP com o suporte de funcionalidades como o SAP Fiori, voltado para a experiência do usuário, e o SAP Business Technology Platform, plataforma em nuvem com ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos, automação, integração, dados e análise utilizando IA e aprendizado de máquina.
A Usina Santo Ângelo é uma empresa de Pirajuba, Minas Gerais. Fundada em 1984, atua no setor sucroenergético, produzindo açúcar VHP, álcool hidratado (etanol), grãos, além de gerar energia elétrica a partir de biomassa, usando o bagaço da cana.
Desde 2008 no mercado, a Ábaco Consulting é especializada em soluções SAP. Com uma equipe de mais de 150 consultores, oferece serviços que vão desde implementação e manutenção até outsourcing e formação, atendendo diferentes setores como têxtil, automotivo, alimentos, manufatura e construção.