AQUISIÇÃO

Accenture compra Tenbu

01/08/2022 14:35

A gigante mundial de consultoria agora aposta em brasileira focada em dados.

Paulo Ossamu, líder para Accenture Technology na América Latina. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Accenture, multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing, anunciou a aquisição da Tenbu, especializada em soluções para apoio à tomada de decisão em áreas como analytics, big data, inteligência artificial e machine learning.

O valor e os termos da transação não foram revelados pela companhia.

Fundada em 2004, a Tenbu tem sede em São Paulo e realiza projetos para auxiliar empresas em temas como: identificar produtos e unidades de negócio mais rentáveis; ações que visem otimização e redução de custos; melhoria em processos; no desenvolvimento de ações específicas e customizadas em big data; na obtenção de uma visão 360 de informações internas e externas sobre seus clientes.

No seu portfólio, estão nomes como Central Nacional Unimed, Hidrovias do Brasil, Credsystem, Deloitte, Algar Telecom, Brasilprev e Banco Votorantim.

Com a venda, a equipe formada por 170 especialistas em dados se juntará ao time Data & IA no ambiente Accenture Cloud First. O movimento é conhecido no mercado como aqui-hiring, quando uma companhia compra outra para contratar seus funcionários.

"A chegada da equipe Tenbu ampliará ainda mais nossas capacidades para avaliar as diversas formas com que a jornada de transformação da nuvem liderada por dados pode impulsionar novos serviços, crescimento e resiliência — tudo isso apoiado por uma tomada de decisão inteligente", destaca Karthik Narain, líder global para Accenture Cloud First. 

Segundo a companhia, a aquisição expande os seus recursos cloud first globalmente, reforçando a expertise em profundidade, dados, IA e inovação repetível com o ecossistema de nuvem.

"A equipe da Tenbu, com especialistas em dados e IA, ajudará a definir prioridades claras e manter alinhadas as diferentes partes das organizações dos nossos clientes, a fim de alcançar metas específicas de negócio", explica Paulo Ossamu, líder para Accenture Technology na América Latina. 

A Tenbu é a 11ª aquisição da companhia na região nos últimos seis anos, em diferentes divisões, incluindo Organize Cloud Labs no Brasil, Wolox e Ergo na Argentina.

No ano passado, a multinacional comprou a Real Protect, especializada nos chamados serviços gerenciados de segurança (MSS, na sigla em inglês), e a Experity, dona de um grupo de empresas atuantes como softwares de gestão de relacionamento com o cliente, experiência de cliente e e-commerce de diferentes fornecedores.

A Accenture é uma das maiores companhias de consultoria empresarial do mundo, atendendo clientes em mais de 120 países com 710 mil  funcionários, sendo cerca de 5 mil deles no Brasil.

A multinacional atua com consultoria de gestão, contabilidade, marketing e também com TI, área na qual atua com grandes implementações de ERP, por exemplo.

Veja também

CONTRATADO
Bueno, ex-IBM, está na Systax

Executivo assume diretoria de alianças na empresa de software fiscal.

RUMOS
Meta reporta primeira queda de receita

Resultados do segundo trimestre são históricos na empresa.

CORTES
Shopify demite 1 mil, 10% do time

Para o CEO, aposta no crescimento interminável do e-commerce foi “um erro”.

TÁTICA
Fortaleza adota ERP da Sankhya

Time de futebol cearense vem em ascensão nos últimos anos. 

TENTATIVAS
Alibaba apanha nos Estados Unidos

Planos da gigante chinesa de competir diretamente com a Amazon não deram certo.

SATÉLITE
Petrobras conecta plataformas com Sencinet

Integradora irá interconectar a estação central e unidades via satélite.