David Macedo, diretor de OEM da Qlik na América Latina. Foto: Divulgação.

A RxCo, que oferece soluções informatizadas para área da saúde e médica, firmou uma parceria com a Qlik para integrar a plataforma de análise dados no sistema RxSense. 

A nova funcionalidade tem foco especialmente na área pública, pois apoia o envio de dados ao PMAQ-AB (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade) do Ministério da Saúde. 

O projeto faz com que as prefeituras compartilhem suas informações de atendimento com o Governo Federal. Com isso, é elevado o repasse de recursos para os municípios que conseguem melhorar o padrão de qualidade no atendimento. 

“O PMAQ-AB tem uma lista com 7 áreas estratégicas e mais de 30 indicadores da saúde que devem ser acompanhados de perto pelas prefeituras – e a integração à plataforma Qlik nos permitiu desenvolver dashboards e visualizações alinhados a esses padrões”, explica Thiago Pessato, diretor de BI & analytics da RxCo. 

Para os hospitais e clínicas particulares, a ferramenta permite análise personalizada, de acordo com os dados gerados pelas soluções da RxCo, como gestão de medicamentos, quantidade de atendimentos, entre outras análises.   

“Nossa plataforma cruza uma infinidade de dados de forma muito intuitiva e qualquer colaborador é capaz de acompanhar o andamento das informações de sua área sem a necessidade de conhecimentos específicos de tecnologia”, explica David Macedo, diretor de OEM da Qlik na América Latina.   

A RxCo trabalha, agora, no desenvolvimento do RxSaúde, app responsável por reunir uma rede credenciada de médicos e clínicas particulares para atender a preços populares. A ideia é que a população possa encontrar e agendar médicos e exames mais acessíveis ao mesmo tempo em que a companhia extrai e analisa os dados desses agendamentos.

O acordo com a RxCo faz parte da nova estratégia da Qlik de firmar parcerias com provedores de soluções. Para isso, a companhia iniciou uma diretoria de OEM (Original Equipment Manufacturer) na região há alguns meses sob o conceito de Embedded Analytics, ou Análises Integradas. 

A ideia é que os provedores incluam, em suas próprias plataformas, dashboards e painéis Qlik exclusivos e adaptados.

Entre as empresas que já firmaram acordos desse tipo com a Qlik estão Tivit, GFK, LG Sistemas Humanos, MTrix, Control Informatica e Nimbi.