MOVIMENTOS

Kakuta deixa diretoria do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS

Executiva tinha sido contratada para a posição há um ano atrás.

22 de janeiro de 2026 - 09:36
Susana Kakuta.

Susana Kakuta.

Susana Kakuta acaba de deixar a diretoria do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, entidades ligadas à Fiergs, um ano depois de assumir o cargo, em janeiro do ano passado. 

Em nota, a Fiergs aponta que Kakuta está de saída para “se dedicar a projetos pessoais” e seguirá também atuando em palestras e consultorias junto ao sistema S.

A diretora-executiva e de Relações Institucionais, Ana Paula Werlang, assume interinamente a diretoria geral do Sesi, Senai e IEL.

Em nota, a Fiergs destaca uma série de resultados positivos da gestão de Kakuta (veja abaixo), o que levanta a questão de porque afinal ela está saindo, deixando de lado as típicas coisas que se dizem em notas para a imprensa.

Vale destacar que Paulo Herrmann, o CEO da Fiergs a quem Kakuta respondia, também deixou recentemente o cargo, assim como o diretor de comunicação, Nilson Vargas.

Na análise do jornal gaúcho Zero Hora, o problema é que a unificação das diferentes entidades, apesar de recomendada pela badalada consultoria Falconi, emplacou “resistências internas”.

Não é a primeira vez que algo assim acontece. O Paraná fez movimento semelhante e voltou atrás há cerca de três anos. Santa Catarina, que também unificou o comando das três instituições, desfez a medida em 2025, quando assumiu a nova gestão na Fiesc.

À princípio, porém, a Fiergs vai manter a aposta. A diretora-executiva e de Relações Institucionais, Ana Paula Werlang, assume interinamente a diretoria geral de Sesi, Senai e IEL.

Kakuta é um nome conhecido no ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul, com uma carreira construída entre instituições de ensino, centros de inovação e governo.

Ela foi CEO do Tecnosinos, o parque tecnológico da Unisinos em São Leopoldo e nos últimos tempos estava envolvida no Prado Tech, uma iniciativa do gênero com dinheiro de grandes investidores em Gravataí.

Pelo lado de governo, a executiva tem passagens por instituições como Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Badesul – Agência de Fomento do RS.

RESULTADOS

A Fiergs aponta que a executiva ajudou na implantação do modelo integrado de gestão com foco em resultados, que possibilitou o crescimento de 35% no número de indústrias atendidas e a realização de 200 mil matrículas em educação (crescimento de 24%), com aumento da receita e a redução de despesas operacionais (menos 6%). 

O texto diz ainda que o Kakuta executou ações estratégicas orientadas para a recuperação/aumento da disponibilidade de caixa do Senai em 56,38% e do Sesi em 34%, possibilitando uma capacidade de novos investimentos de R$ 450 milhões entre 2025 e 2027.