André Leite.

A BCI Consulting, consultoria SAP sediada em São Paulo, é a primeira parceira dos alemães no Brasil habilitada para vender o software de gestão de viagens na nuvem Concur.

A companhia se tornou o que a SAP chama de “parceiro VAR”, com uma área de atuação que compreende o Brasil, Argentina e Uruguai.

Como parceiro VAR, a BCI Consulting está autorizada a comercializar as soluções SAP Concur e também oferecer serviços de implementação e configuração para clientes finais dos produtos, treinamentos, configuração, suporte de teste, revisão e validação, capacitação de multiplicadores internos, suporte e treinamento, bem como oferecer consultoria para clientes atuais.

 A SAP comprou a Concur por US$ 8,3 bilhões em 2014 e começou a oferecer o produto no Brasil apenas em março de 2017. 

Até pouco tempo atrás, todas as vendas e implementações eram feitas diretamente pela SAP. 

Agora, isso está mudando. Em janeiro, a GA, multinacional argentina especializada em sistemas de gestão, passou a poder fazer implementações (mas não a vender licenças).

“Estamos gradualmente ampliando o nosso ecossistema de parceiros visando aumentar a nossa capacidade de implementação das soluções SAP Concur no Brasil e outros países da América Latina”, explica Valéria Soska, diretora-geral da SAP Concur no Brasil.

A BCI Consulting possui contratos ativos com 70 empresas no Brasil entre projetos, AMS e enterprise support.

Assim como a GA, a BCI é argentina, mas a operação aberta no Brasil em 2016 já representa 60% do resultado da companhia.

No ano passado, a empresa teve uma receita de R$ 60 milhões no país, uma alta de 39% frente aos resultados de 2018.

A BCI Consulting chegou no Brasil por meio da compra da Spektrum, uma parceria SAP com sede em São Carlos, no interior paulista. 

A empresa abriu uma operação em São Paulo, sob o comando de André Leite, ex-diretor executivo da Sonda IT, uma das grandes parceiras SAP no país. Leite, que também foi diretor executivo na Softtek, se tornou sócio da empresa e co-CEO.

“Com o SAP Concur no portfólio de transformação, melhoramos ainda mais a gestão de despesas e aceleramos o ROI e a experiência digital”, afirma Leite.

A BCI já tem dois projetos em andamento e espera conquistar mais de 10 novos clientes de Concur em 2020.

Nos últimos anos, a SAP conseguiu emplacar alguns grandes projetos de Concur no país, o que sinaliza uma linha de negócios aquecida e provavelmente explica a decisão de deixar mais parceiros entrar no mercado.

Um case recente é na ArcelorMittal Brasil, onde a solução está disponível para cerca de 7 mil funcionários no Brasil e México. Outros usuários incluem Tigre, Grupo Pão de Açúcar e CPFL Energia.