O papel do Chief Digital Officer (CDO) foi tema de palestras e debates durante o TD Tour. Foto: Divulgação.
A tendência da transformação digital é uma das responsáveis pelo surgimento de novos cargos ligados à área de tecnologia nos últimos anos. Um deles é o de Chief Digital Officer (CDO), que foi tema de palestras e debates durante o TD Tour, evento realizado na última semana em Caxias do Sul.
O cargo está no radar dos grupos de pesquisa em TI há quase 10 anos, mas o crescimento da posição acelerou no último ano.
De acordo com a PricewaterhouseCoopers (PwC), 19% das 2,5 mil maiores empresas de capital aberto contavam com um CDO em 2017. No ano anterior, a taxa estava em 6%.
A principal função do profissional é ser protagonista no processo de digitalização das empresas a partir de novas tecnologias. No entanto, o executivo precisa lidar também com questões relacionadas à cultura e liderança da companhia.
“As decisões em grandes empresas, como indústrias, ainda ficam a cargo de pessoas ‘dentro da caixa’, então o CDO precisa superar desafios a partir de um trabalho de mudança de mindset”, diz Eduardo Pezzi, presidente da consultoria Amarks.
Para o consultor, além do papel de apresentar novas tecnologias e práticas digitais, o CDO deve ter visão sistêmica, conectar diferentes áreas e lideranças e trabalhar com ferramentas de colaboração.