Miguel Carvalho (Foto: Divulgação)
A Takeat, plataforma para gestão de restaurantes, bares e lanchonetes, captou R$ 15 milhões em uma rodada Série A liderada pela DGF, uma das mais antigas gestoras de venture capital do Brasil, com follow-on da Quartzo Capital, por meio do Fundo Soberano do Espírito Santo (Funses 1).
Fundada em 2020 em Vitória, no auge da pandemia de Covid-19, a Takeat foi criada por Miguel Carvalho (CEO), que trabalhou como garçom entre os 14 e 20 anos para pagar seus estudos em uma escola técnica federal.
Neste período, o empresário testemunhou muitas dificuldades operacionais nos estabelecimentos pelos quais passou, percebendo que os restaurantes inseridos no ambiente digital tinham ganhos superiores àqueles que ainda não haviam aderido à tecnologia.
“Ao mesmo tempo, notei que a falta de mão de obra qualificada, a alta rotatividade e sistemas complexos, impedia que os empreendedores utilizassem muitas plataformas ao mesmo tempo. Nossa sacada foi unificar em uma única solução tudo o que ele precisava”, conta Carvalho.
Assim surgiu a Takeat, cujo Software as a Service (SaaS) permite ao proprietário de restaurantes o acesso a diversas ferramentas de inteligência artificial integradas para reter clientes, gerir caixa e gerar produtividade na operação.
A plataforma inclui soluções como sistema de gestão, CRM com fidelização e campanhas, integração com plataformas de delivery, automação de estoque e controle financeiro e uma ferramenta de cardápio digital e de ponto de venda inteligente.
“Restaurantes digitalizados apresentam maior rentabilidade. No entanto, é inviável para o proprietário de um restaurante contratar, implementar e operar, de forma isolada, múltiplas tecnologias distintas para o seu negócio. Nossa tese é atuar como o HubSpot dos restaurantes: uma plataforma única e proprietária, capaz de centralizar e conectar, de ponta a ponta, os principais softwares e serviços utilizados pelo setor de foodservice”, resume Carvalho.
Com mais de 3 mil clientes cadastrados, a empresa registrou crescimento de 200% nos últimos 15 meses. A meta é chegar a 13 mil clientes nos próximos anos.
De acordo com a companhia, os recursos captados serão destinados à expansão comercial no mercado nacional, ao marketing, à tecnologia e às parcerias estratégicas da marca.
Criado em 2001, a DGF é focada no nicho de software B2B e já acompanhou as diferentes gerações de software, como Mastersaf, RD Station, Reclame Aqui, Sólides e Tractian.
Começando com os modelos legados de aplicações em servidores locais no início dos anos 2000, hoje a gestora busca soluções com aplicações proprietárias de IA capazes de gerar grande valor para o usuário final.
Fundada há mais de 13 anos, a Quartzo Capital é uma gestora independente que se destaca pela atuação estratégica em múltiplas frentes do mercado financeiro, oferecendo soluções completas nas áreas de Asset Management, Venture Capital, Wealth Management, Corporate Finance e Real Estate.
Com R$ 1,4 bilhão sob gestão, conta com mais de 2,5 mil investidores, incluindo instituições como BNDES, BANDES, BRDE, Fomento PR, Bradesco e o Fundo Soberano do Espírito Santo.
Ao longo de sua trajetória, a Quartzo liderou dezenas de operações de M&A e captação de recursos, viabilizando transações com nomes como Bradesco, Santander, Movile, Microsoft, Linx, Stone, Whirlpool, Sonda, Trimble, Ambev, Gerdau e ArcelorMittal.
