Mais de 150 milhões de brasileiros compram Havaianas todo ano. Foto: divulgação.
A Alpargatas, fabricante das sandálias Havaianas, anunciou a aquisição da Ioasys, mineira focada em desenvolver soluções digitais para grandes marcas, por uma valor que pode chegar a R$ 200 milhões.
De acordo com o site Brazil Journal, o valor será pago ao longo de cinco anos — parte em dinheiro, parte em ações da Alpargatas.
Criada em 2012 em Belo Horizonte, a Ioasys já fez projetos para clientes como Banco Inter, Burger King, BASF, VR Benefícios, Latam Airlines, Pfizer, Localiza, Fleury, DMCard, Fundação Dom Cabral e Suvinil.
Com a venda, os fundadores Walter Galvão Neto e Gilson Vilela Júnior continuarão à frente do negócio, que permanecerá independente, mas terá uma equipe dedicada ao crescimento da marca Havaianas.
Para dentro da Alpargatas, vão cerca de 220 colaboradores, incluindo 120 desenvolvedores, bem como profissionais de UX, UI, e tecnologias agile.
Essa prática de adquirir empresas e incorporar sua mão de obra é conhecida no mercado como acqui-hiring. Com a escassez de profissionais de tecnologia no mercado, ela tem se tornado comum entre as grandes companhias.
Em 2019, a Loggi adquiriu o empreendimento de inteligência artificial WorldSense e a Gympass comprou a Flaner desta maneira. No ano passado, a Nubank anunciou a aquisição da Plataformatec, especializada em engenharia de software e metodologias ágeis.
A iFood, por sua vez, comprou a Hekima, empresa de inteligência artificial, ciência de dados e big data sediada em Belo Horizonte.