CRM

Sankhya compra Ploomes

05/08/2022 12:13

De olho no IPO, essa é a terceira aquisição da companhia em menos de um ano.

Breno Riether, Chief Growth Officer (CGO) da Sankhya. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Sankhya, empresa mineira de software de gestão, anunciou a aquisição da Ploomes, especializada em CRM para indústrias, distribuidoras e revendedoras.

O valor e os termos da transação não foram revelados pela companhia.

O CRM da Ploomes foi idealizado por Vinicius Sampaio (CTO), em 2006, para auxiliar exclusivamente a indústria de seu pai.

O produto foi evoluindo sem o objetivo de ser comercializado até 2013, quando Sampaio se uniu a Matheus Pagani (CEO) e Tiago Pagani (head de customer success) para torná-lo escalável. 

Lançada no mercado em 2015, a empresa paulistana recebeu um investimento de R$ 1 milhão do investidor Jander Martins em abril de 2019.

Martins foi um dos fundadores da MasterSAF, uma companhia de software fiscal adquirida pela Thomson Reuters em 2011. Nos últimos anos, o empresário tem investido em startups.

Hoje a Ploomes atua com CRM de vendas, funil de vendas, automação de documentos, sistema de workflow, gerador de propostas comerciais, visibilidade gerencial e partner relationship management.

A empresa tem cerca de 140 colaboradores e mais de mil clientes, entre eles Unimed, Tetratlon, Philips, Intelbras e Votorantim Cimentos.

“Dentro do mercado de CRM, ela é a que tem o melhor produto, o maior potencial de escala e a melhor sinergia com nossa base de clientes e cultura”, explica Breno Riether, Chief Growth Officer (CGO) da Sankhya.

Com a aquisição, a solução da Ploomes passa a fazer parte da oferta de plataforma de inteligência empresarial (EIP, na sigla em inglês) da Sankhya, que disponibilizará as ferramentas de maneira integrada. Os três sócios originais da adquirida seguem à frente da operação. 

“Temos crescido de forma acelerada e, com o potencial do nome Sankhya reforçando nossa marca, esse crescimento será ainda mais agressivo. Ganharemos impulso para mostrar ao mercado a nossa proposta”, acredita Matheus Pagani, CEO da Ploomes.

Essa é a terceira aquisição da Sankhya em menos de 12 meses, após receber um aporte de R$ 425 milhões do fundo soberano de Singapura. Em novembro, a empresa comprou a Neppo, mineira de soluções de comunicação omnichannel, e, em abril, a HR Tech Ponto Tel.

“Seguimos nossa estratégia de M&A de forma acelerada e esperamos mais aquisições até o final do ano, sempre com foco em encontrar empresas que apresentem soluções complementares às nossas e que agreguem valor aos nossos clientes”, adianta André Britto, CFO da Sankhya.

Fundada em 1989, a Sankhya possui 50 unidades de negócio, conta com mais de 1,8 mil funcionários e 16 mil clientes nos 26 estados do Brasil. 

A empresa fechou 2020, último período divulgado, com um faturamento de R$ 200 milhões, o que representa um crescimento de 20% em relação a 2019. 

Em cinco anos, a meta da Sankhya é atingir a marca de R$ 1 bilhão de faturamento e “ser a empresa mais desejada do país quando o assunto é ERP”, visando um possível IPO.

Veja também

MAIS UMA
Locaweb compra Síntese por R$ 35,2 milhões

Companhia tem pacote para e-commerce, incluindo OMS, WMS e B2B.

CRISE
Hash faz segunda onda de demissões

Com mais de 60% de redução do quadro, a fintech admite a possibilidade de fechar as portas.

DIGITAL
Marisa adota solução da All In

Varejista registrou aumento na receita vinda de campanhas digitais.

GESTÃO
HBC Saúde adota Philips Tasy com Digisystem

No Brasil, o sistema está em uso em 990 instituições públicas e privadas, incluindo clínicas e hospitais.

NUVEM
Autodoc migra para AWS com Dedalus

A empresa registrou economia de 20% e reduziu a segundos um processo que levava 20 dias.

MENSAGENS
RD compra Tallos

Startup cearense tem solução popular de atendimento pelo WhatsApp.