O Bossa Nova Mall recebe mais de 5 milhões de pessoas devido à proximidade do Aeroporto Santos Dumont. Foto: divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A QMC Telecom, empresa latino-americana de projetos em infraestrutura wireless, iniciou os primeiros testes de 5G indoor do Brasil no Bossa Nova Mall, shopping center integrado ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Utilizando o 5G New Radio na banda de frequência 3,5 Giga-Hertz, o experimento está sendo feito por meio do Sistema de Antenas Distribuídas (DAS, na sigla em inglês), que se conecta à rede de operadoras de telefonia móvel e oferece cobertura celular por meio de pontos de irradiação conectados através de cabos de fibra óptica. 

Para a realização dos testes, foram escolhidos pontos como a praça da alimentação, o ponto de espera de aplicativo de transporte e o lobby do hotel interligado ao shopping. 

“Nosso objetivo é mostrar a eficiência do atendimento 5G em ambientes indoor com soluções dedicadas e o quanto a tecnologia vai transformar a relação entre negócios e vida das pessoas”, explica Carlos Inglez, sênior solutions sales manager da QMC Telecom. 

O Bossa Nova Mall já contava com soluções da QMC instaladas desde 2016 e foi escolhido para o projeto porque recebe mais de 5 milhões de pessoas devido à proximidade do Aeroporto Santos Dumont.

Fundada em 2008 em Porto Rico, a QMC Telecom atua no Brasil, Colômbia, Porto Rico e México, oferecendo infraestrutura wireless, com soluções de rooftops, macro-sites e DAS. A empresa está no Brasil desde 2012, onde tem sua maior operação.