Criada em 1973, a Panvel tem mais de 4 mil colaboradores em 400 lojas. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Panvel, rede de farmácias do Grupo Dimed, adotou a solução da Tlantic, multinacional especializada em processos e tecnologias em lojas, para a automação dos processos de gestão de pessoas nas suas 400 unidades.

Segundo a empresa, a escolha da versão móvel do Tlantic Workforce Management foi por conta dos seus métodos de previsão de vendas e atividade para o cálculo e manutenção do quadro ideal por loja. Isso inclui o planejamento de escalas, a gestão do tempo e assiduidade em loja. 

A ferramenta utiliza algoritmos que estimam as necessidades de trabalho, planejam e geram as escalas com base em dados reais de cada loja. Eles podem ser integrados para um mesmo cockpit, que promove uma visão 360 graus do negócio.

Por meio de dispositivo móvel, o gestor consegue ter a visão completa de cada loja, prever picos de horários e gerir mudanças em tempo real. 

Tanto o gestor quanto os colaboradores têm acesso às informações como aprovação de horários, gestão de trocas e ajustes e gestão de registros. 

A proposta é zerar o risco de não cumprimento das regras no trabalho, minimizar as faltas dos colaboradores, os custos relacionados ao trabalhador e o tempo de gestão da loja.

O projeto de implementação está em fase de roll out para finalização em todas as lojas da Panvel, com previsão para finalização ainda no mês de julho.

A adaptação das equipes com o uso da nova ferramenta acontece em paralelo à implementação técnica da solução e, segundo a empresa, tem garantido a eficácia do processo e aceitação dos colaboradores.

Há uma característica do Tlantic Workforce Management que a área de operações da companhia trabalha como uma externalidade da ferramenta, que é o algoritmo de previsão de vendas da solução.

“O algoritmo é uma das coisas que brilhou aos nossos olhos, além da gestão da escala, a qual nunca conseguimos encontrar em outra solução de mercado, algo que nos ajudasse nas projeções diárias, loja a loja”, conta Antônio Napp, diretor financeiro e de RI do Grupo Dimed.

Segundo o executivo, o algoritmo da solução capturou muito bem cada loja desde os primeiros testes. Na área de BI, a companhia está extraindo a informação apenas das vendas para inserir nos seus indicadores, como complemento.

“Estamos muito felizes em termos o Grupo Dimed como nosso parceiro de negócios. Temos a certeza de que este marco da mudança na gestão de pessoas das lojas da Panvel será uma mais valia para todo o processo de gestão da empresa”, afirma Marcelo Tupan, COO da Tlantic.

Fundada em 2004, a portuguesa Tlantic é especializada em soluções de varejo e está presente no Brasil, Portugal, Espanha, Reino Unido e França com mais de 5 mil lojas na carteira.

Criada em 1973, a Panvel tem mais de 400 lojas, 4 mil colaboradores e 15 mil itens à venda, entre medicamentos e produtos de higiene e beleza, além de mais de 860 produtos de marca própria, incluindo maquiagem, proteção solar, ortopédicos, infantis e cuidados masculinos.

Com presença no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a empresa faz parte do Grupo Dimed, que também detém a distribuidora Dimed e o Laboratório Lifar.