INDÚSTRIA

Firjan inaugura centro de TIC

Local terá capacidade de formar mais de 9 mil novos profissionais por ano.

18 de dezembro de 2025 - 14:45
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) vai inaugurar um Centro de Referência em Tecnologia da Informação de Comunicação (Digitech) nesta sexta-feira, 19, 

focado na formação e atualização de trabalhadores para a indústria.

 

Com mais de 2,5 mil m², a infraestrutura localizada no edifício Eco Sapucaí, ao lado do Sambódromo, engloba uma arena de cibersegurança, espaços hiper-realistas e de ciência de dados. 

 

O espaço terá laboratórios de software, hardware e de redes, ambiente de inteligência artificial, espaço para desenvolvedores de sistemas e machine learning e um auditório com capacidade para 80 pessoas. 

 

Segundo a federação, o local terá capacidade de formar mais de 9 mil novos profissionais por ano em diversas certificações. Serão disponibilizados tanto cursos pagos como gratuitos, incluindo modalidades de aprendizagem, qualificação, aperfeiçoamento e pós-técnico.

 

Para isso, o Digitech contará com parcerias com empresas como Google, Microsoft, Oracle, AWS, Cisco e Fortinet, entre outras gigantes mundiais do setor.

 

Serão cerca de 20 cursos em cada portfólio de computação em nuvem, cibersegurança, inteligência artificial, ciência de dados, desenvolvimento de software, internet das coisas (IoT), realidade mista, aumentada e virtual. 

 

As primeiras turmas têm previsão de início em fevereiro com cursos para pessoas físicas e jurídicas de certificação em nuvem, IA e segurança com cerca de 60 horas de duração, e aprendizagem de integrador de soluções de TI, com 800 horas. 

 

As inscrições e o modelo de gratuidade ou de custo ainda serão definidos e divulgados. 

 

Ao longo de 2026, a unidade vai atender cerca de 800 alunos por dia em três períodos (manhã, tarde e noite) com média de 20 turmas por mês, podendo chegar a mais de 417 mil horas ao ano de treinamentos com sua capacidade máxima.

 

Segundo Luiz Césio Caetano, os próprios industriais sinalizaram a necessidade. 

 

“Esta nova unidade nasceu a partir de uma necessidade estratégica das indústrias: desenvolver e atualizar seus trabalhadores em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), diante de um mercado cada vez mais digital e globalizado. O Digitech representa mais do que um centro de referência: é o compromisso da Firjan com a transformação digital da indústria”, afirma Caetano.

Fundada em 1994, a Firjan é a principal entidade de representação do setor industrial fluminense, atuando na defesa dos interesses da indústria e no desenvolvimento econômico e social do estado. 

A instituição reúne sindicatos empresariais de diversos segmentos e oferece serviços nas áreas de educação, por meio do Firjan SENAI e do Firjan SESI, inovação, competitividade, sustentabilidade e articulação de políticas públicas, com foco na formação profissional, na modernização da indústria e no fortalecimento do ambiente de negócios no Rio de Janeiro.