SHOPPINGS

Grupo Partage adota S/4 Hana

Conglomerado administra 14 centros de compras e 10 torres corporativas em todo o Brasil.

18 de dezembro de 2025 - 12:30
Fábio Moraes (Foto: Divulgação)

Fábio Moraes (Foto: Divulgação)

A Partage Shopping, grupo que administra 14 centros de compras e 10 torres corporativas em todo o Brasil, concluiu a implantação do S/4 Hana, a última versão do software da SAP rodando na nuvem.

A implementação, que teve início em julho de 2024 e go-live em setembro de 2025, foi feita por meio do Rise with SAP, iniciativa da alemã para acelerar a migração dos clientes para a nuvem, com a metodologia SAP Activate, um framework ágil e modular da companhia para implementar, migrar e gerenciar projetos.

No passado, o grupo operava com sistemas fragmentados e pouco integrados, gerando retrabalho, planilhas paralelas e perda de informações. 

“Nossos processos eram descentralizados e cada unidade operava de forma independente. Com o SAP S/4 Hana Cloud, passamos a falar a mesma língua, compartilhar as mesmas informações e tomar decisões baseadas em dados. Isso cria sinergia entre as equipes e fortalece nossa capacidade de crescer com eficiência”, destaca Gustavo Branco Jorge, gerente de compras da Partage.

Com a nova ferramenta, a companhia passou a ter uma visão única e integrada de suas operações, cobrindo áreas como finanças, controladoria, compras e administração imobiliária. 

Agora, a Partage consegue visualizar em tempo real indicadores como fluxo de caixa consolidado por empreendimento, gestão de contratos e performance financeira. 

Além da redução esperada de até 40% no tempo de execução de processos, o principal ganho vem da escalabilidade, permitindo incorporar novos empreendimentos sem aumento proporcional de estrutura. 

A mudança para a nuvem também trouxe impactos diretos na agilidade operacional. Decisões que antes dependiam de aprovações presenciais agora podem ser tomadas remotamente, garantindo mobilidade e respostas mais rápidas aos negócios.

“A solução transformou o modo como trabalhamos. As lideranças estão menos focadas em tarefas operacionais e mais voltadas para a estratégia. É um divisor de águas na forma como a empresa enxerga TI e gestão corporativa”, completa Fábio Moraes, gerente executivo de tecnologia e sistemas da Partage. 

Outro ponto destacado pela companhia é o fortalecimento da governança de dados. Com a eliminação de sistemas legados e processos manuais, o grupo passou a ter inputs mais criteriosos e relatórios automatizados e confiáveis, condição essencial para sustentar a expansão planejada, que inclui a inauguração do seu 15º shopping, em Brasília, em 2026. 

O próximo passo será avançar na automação de processos e uso de IA. A empresa já utiliza um assistente virtual treinado com base nos materiais de implantação do SAP, que responde dúvidas de usuários dentro do Microsoft Teams, 

Em 2026, planeja iniciar projetos-piloto com a assistente de IA generativa Joule, da SAP, para automatizar tarefas como integração de pedidos e gestão de contratos. 

Paralelamente, a companhia estrutura um projeto de analytics corporativo, que permitirá cruzar dados de vendas, performance de lojistas e campanhas de marketing para aprimorar tomadas de decisão e fidelização de clientes. 

Fundado em 1997, o Grupo Partage opera com a Partage Edifícios Comerciais, especializada no desenvolvimento e gestão de edifícios Triple A nas principais áreas de São Paulo, e a Partage Malls, que possui 14 shoppings em operação, um em construção e outro em fase de lançamento, abrangendo todas as regiões do Brasil. 

Os empreendimentos somam mais de 1 milhão de metros quadrados em área bruta locável, entre edifícios comerciais e shopping centers, e geram mais de 20 mil empregos diretos e indiretos por todo o país.