Linha de montagem da Bematech.

A Bematech, empresa do grupo Totvs, acaba de inaugurar sua nova nova sede, que unifica as operações da empresa em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná.

Agora, a matriz reúne a fábrica da empresa e a estrutura administrativa. O novo empreendimento tem mais de 3 mil metros quadrados e 250 colaboradores.

Na fábrica, a Bematech produz 25 mil máquinas por mês, entre impressoras, leitores, microterminais e computadores.

A nova sede da Bematech segue os conceitos de transformação aplicados também na construção do novo prédio da Totvs, inaugurado em junho do ano passado, com ênfase em tendências em voga como espaços abertos de trabalho.

A planta fabril é dividida em 10 células de produção, cada uma com 9 operadores e um facilitador.

“Já estudávamos esse movimento mesmo antes de fazermos parte do grupo Totvs, pois enxergamos a necessidade de criar um ambiente integrado, que permitisse maior comunicação entre as áreas e melhor gestão dos processos”, comenta Eros Jantsch, CEO da Bematech 

No aspecto de relacionamento, a Bematech trabalha para oferecer em breve atendimento aos clientes com inteligência artificial e ter soluções de suporte com realidade aumentada.

O desenvolvimento da ferramenta de IA tem base nos 850 roteiros de atendimento gerados em 2017 pela equipe de pós-venda a partir do apoio aos mais de 500 mil clientes com produtos da Bematech instalados.

A maior mudança para a Bematech é o posicionamento como uma empresa de internet das coisas (IoT).

Com um investimento de R$ 9 milhões nos últimos dois anos, a Totvs ingressou na área de IoT com o desenvolvimento de novos produtos. 

O segmento passou a ser desenvolvido na empresa após a integração com a Bematech, em um negócio de R$ 550 milhões em dinheiro e ações fechado no final de 2015.

“A Bematech ficou conhecida pelo hardware, mas hoje em dia tudo é cada vez mais um dispositivo de internet das coisas que gera dados, não existe mais 'hardware burro’” declara Laércio Cosentino, CEO da Totvs.

Em abril, a empresa passou a oferecer ao mercados novidades como Bema e PosGo.

A Bema é um conjunto de APIs desenvolvida pela Totvs que aglutina qualquer dispositivo conectado e permite sua manipulação para integração nas soluções de gestão da companhia.

A novidade é oferecida em um modelo de subscrição para desenvolvedores de software, incluindo no pacote a armazenagem na nuvem dos dados coletados.

A empresa também lançou o pacote BemaGo, que reúne um gateway de IoT, sensores de contagem de pessoas e soluções em nuvem com dashboards e gestão de dados.

Com a função de fluxo de visitação no estabelecimento comercial, é possível obter mais informações sobre horários de pico, gênero e faixa-etária dos consumidores.

Já o PosGo é um novo terminal de vendas, produto pelo qual a companhia se tornou conhecida. 

O equipamento reúne CPU, tela touch colorida de 5,5 polegadas, impressora térmica e pagamento integrado. O dispositivo tem conexão wi-fi, 3G e bluetooth, leitor de código de barras e QR code e sistema operacional Android.

* Júlia Merker viajou a São José dos Pinhais a convite da Totvs.