AGRO

Bevap terá 4G da Vivo

Infraestrutura contempla quatro sites, abrangendo até 30,4 mil hectares.

19 de novembro de 2025 - 15:06
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Bevap, usina sucroenergética brasileira com atuação em Minas Gerais, firmou contrato com a Vivo, uma das maiores operadoras do país, para oferecer conectividade em suas áreas rurais e industriais a partir do próximo ano.

A solução escolhida foi a Agro Cobertura, com uma infraestrutura que contempla quatro sites, operando nas frequências de 700 MHz e 1800 MHz, e abrangendo até 30,4 mil hectares com cobertura 4G. 

Além da conectividade, a Bevap contará com tecnologia LTE-M, essencial para aplicações móveis, como telemetria de tratores, colhedoras e caminhões, e compatível com soluções de inteligência de dados, IA e plataformas de gestão agrícola e NB-IoT.

O projeto também prevê suporte técnico e consultoria especializada em cobertura rural oferecida pela Vivo.

Segundo a Bevap, o objetivo é acelerar a digitalização das operações, promovendo o uso mais eficiente de aplicações digitais de agricultura de precisão, integração de smartphones e computadores de bordo, monitoramento e automação de máquinas e sensores agrícolas, sensoriamento de solo, telemetria de frotas, irrigação e comunicação entre equipes.

“Hoje temos 100% das áreas irrigadas por pivôs inteligentes e esse projeto com a Vivo será fundamental para termos controle total sobre esses equipamentos. A conectividade no campo permitirá que a equipe de TI consolide todos os dados, que, com o apoio da IA, serão transformados em informações estratégicas para a tomada de decisão”, explica Sandro Bizi, gerente de tecnologia da Bevap.

A cobertura também beneficiará regiões dos municípios no entorno da operação da companhia, como João Pinheiro, Paracatu, Lagoa Grande, Brasilândia de Minas, Dom Bosco e Natalândia, que somam mais de 170 mil habitantes.

Criada em 2007, a Bevap é uma usina sucroenergética localizada em João Pinheiro, Minas Gerais, que produz açúcar (VHP e cristal), etanol (anhidro e hidratado) e energia elétrica por meio da cogeração do bagaço da cana-de-açúcar. 

Recentemente, a empresa emitiu mais de 800 mil créditos de carbono relacionados à energia renovável gerada a partir do bagaço.

Marca comercial da Telefônica Brasil, a Vivo atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional, com um portfólio de produtos para clientes B2C e B2B.

Com faturamento de R$ R$ 55,5 bilhões, a companhia possui 113,9 milhões de acessos na rede móvel e é líder no segmento, com 38,8% do mercado. 

Atualmente, a rede 4G da Vivo abrange cerca de 97% da população brasileira. Além disso, a empresa oferece a tecnologia 4.5G em mais de 3,2 mil cidades. Já sua cobertura 5G chega a 394 municípios brasileiros, com mais de 15 milhões de assinantes.