Fundado em 2002, o Sistema Ailos possui mais de 850 mil cooperados. Foto: Pexels.

O Ailos, sistema de cooperativas de crédito catarinense, lançou um marketplace desenvolvido pela startup Hallo, especializada em plataformas personalizadas para instituições financeiras, para comercializar os produtos e serviços dos seus cooperados.

Batizada de Ailos Aproxima, a plataforma gratuita funciona no site e aplicativos para iOS e Android. Na primeira semana de lançamento, o app contabilizou mais de 2,7 mil usuários e a expectativa é alcançar 5 mil durante o mês de maio.

De acordo com a cooperativa, o lançamento faz parte de um movimento para estimular o negócio local, aproximando as empresas cooperadas e ajudando as pessoas a adquirirem produtos sem se expor, fazendo suas compras de forma segura on-line.

A ideia é oferecer um primeiro passo para que o cooperado pessoa jurídica se torne digital, pois muitos não possuem negócios na internet, e levar isso para além do período de pandemia.

“O app é uma forma dos cooperados se conhecerem, interagirem, de estimular o hábito de consumo digital e incentivar empreendedores a direcionarem seus negócios para o meio on-line, que é uma forte tendência, mas que ainda é um movimento tímido”, pondera Jefferson Beck, coordenador de cooperativismo digital da Central Ailos.

Já a startup Hallo intensificou sua atuação no contexto da pandemia, que acelerou a inclusão do digital no consumo e na oferta de produtos e serviços.

“Queremos reforçar que bancos, cooperativas de crédito e fintechs podem intensificar o relacionamento com seus clientes criando mais oportunidades a eles em momentos de crise e os ajudando a superar desafios”, ressalta Bruno Grahl, CEO da Hallo. 

A catarinense Hallo foi criada em 2015 por Bruno Grahl e João Paulo Ros, que também são sócios no Rooftop Startups.

Anteriormente, a empresa foi selecionada pelo Sicredi para o programa Inovar Juntos, onde desenvolveu uma plataforma parecida com a do Ailos. 

Fundado em 2002, o Sistema Ailos possui mais de 850 mil cooperados, 200 unidades de atendimento e 13 cooperativas de crédito que atuam em 800 municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.