A Paranapanema informatizou a área de crédito em parceria com a Serasa Experian. Foto: Divulgação.

A Paranapanema, maior fabricante de cobre do Brasil, informatizou a área de crédito com a implementação de softwares de gestão e parceria com a Serasa Experian. Para o projeto, a companhia adotou a ferramenta de creditflow da Siacorp.

O projeto reduziu o tempo médio de aprovação das análises de crédito dos seus mais de 1,5 mil clientes. Após a informatização, o índice de pontualidade de pagamentos dos clientes chegou a 97,4%.

Além disso, por meio da parceria com a Serasa Experian, a Paranapanema passou a monitorar a sua base de clientes com acompanhamento praticamente em tempo real das alterações financeiras ocorridas em sua carteira.

“Como o nosso risco está sendo constantemente monitorado através de vários cross checkings, entre eles os relatórios fornecidos pela Serasa para cada cliente, conseguimos tomar melhores decisões e antever potenciais riscos”, afirma André Gaia, CFO da Paranapanema.

Até meados de 2015, a área era totalmente manual, com cerca de 1,5 mil clientes sendo monitorados, o que representava 400 análises de créditos por mês.

O processo de informatização começou em junho de 2016 e terminou em dezembro do mesmo ano. 

Agora, não existe mais nenhum processo manual e toda a área de crédito passou a usar o software da Siacorp, que opera em plataforma web.

Os próximos passos do processo de informatização da área de crédito será o cálculo de pontualidade dos clientes de forma automática integrada com o SAP e a inteligência artificial no sistema para o cálculo do rating, nos próximos meses.

A Paranapanema é a maior produtora brasileira de cobre refinado e de produtos de cobre (vergalhões, fios trefilados, laminados, barras, tubos, conexões e suas ligas).  A empresa possui três plantas industriais, sendo uma unidade de cobre primário localizada no município de Dias d'Ávila (BA), e duas plantas de produtos de cobre e suas ligas, instaladas em Santo André (SP) e Serra (ES). 

Com 2 mil colaboradores, a Paranapanema possui marcas como Eluma e Caraíba.

A SIACorp oferece soluções de automação de crédito, gestão de risco de crédito, securitização, governança e compliance, controles internos e gestão de risco operacional.

A companhia atende a clientes como Roche, Bunge, AGCO, Honda e Banco Alfa.