O LAB da UFPR é o quinto espaço de inovação inaugurado pela Renault do Brasil este ano. Foto: Divulgação.

A Renault inaugurou na quarta-feira, 11/12 mais uma unidade do Renault LAB. O ambiente,  localizado no Hub de Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é voltado ao desenvolvimento de projetos e pesquisas com foco em temas como empreendedorismo e desenvolvimento de startups.

O espaço é colaborativo e pode ser utilizado pela comunidade acadêmica, empresas e profissionais.

“Com a inauguração do Renault LAB em uma universidade pública, buscamos continuar expandindo cada vez mais o espírito de inovação e tecnologia nos ambientes acadêmicos”, comenta Antonio Fleischmann, vice-presidente de engenharia da Renault para a região Américas.

O LAB da UFPR é o quinto espaço de inovação inaugurado pela Renault do Brasil este ano. A empresa conta também com o Renault LAB no Cubo Itaú, em São Paulo; Renault LAB no Sistema FIEP, na Universidade Positivo e na FAE, em Curitiba; Creative LAB no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, e America Digital Hub, em São Paulo.

Com a nova unidade, surge também o Hub de Inovação da UFPR, que contou com o apoio da startup Tecza, desenvolvida após um período de incubação dentro da universidade. A empresa auxiliou na construção do espaço. 

A Universidade Federal do Paraná possui um ambiente denominado Agência de Inovação UFPR, que tem como alguns de seus objetivos orientar os procedimentos, em conjunto com outras unidades administrativas, sobre transferência de tecnologia e definir planos de capacitação e eventos para empreendedorismo e projetos de geração de negócios inovadores.

Montadora de automóveis desde 1998, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países. No Brasil, a Renault fabrica automóveis há mais de 20 anos. 

Inaugurado em 1998, o Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, abriga as quatro fábricas do grupo no país: a CVP (Curitiba Veículos de Passeio), a CMO (Curitiba Motores), a CVU (Curitiba Veículos Utilitários) e a CIA (Curitiba Injeção de Alumínio). 

No Complexo também está localizado o RTA – Renault Tecnologia América, centro de engenharia que conta com mais de 1 mil profissionais que ajudam a desenvolver produtos voltados ao mercado latino-americano.