
Foto: Divulgação
A Ipiranga, rede de postos de gasolina brasileira pertencente ao Grupo Ultra, adotou o Copilot, assistente digital de inteligência artificial que se integra a aplicativos e serviços da Microsoft, para conferir maior inclusão e autonomia aos seus colaboradores com deficiência.
Antenor Barbosa, analista de TI da companhia que possui deficiência visual, por exemplo, é responsável por identificar possíveis falhas de acessibilidade em plataformas corporativas, como botões sem rótulos ou segmentos em que leitores de telas não desempenham corretamente o comportamento esperado.
No passado, a conclusão de alguns relatórios precisava ser feita de uma forma mais lenta e cada etapa precisava ser assistida por um colega sem deficiência, demandando mais tempo para a finalização.
Com o Copilot integrado ao PowerPoint, o colaborador precisa apenas descrever com detalhes o que está pensando. A partir dessas informações, a solução organiza e gera os slides automaticamente, sendo possível também utilizar documentos e dados de trabalho como base.
Em seguida, com o auxílio do leitor de telas, o profissional interage com a IA, fornecendo feedbacks, ideias e solicitando ajustes no conteúdo para que ele faça uma revisão final.
Além disso, ele utiliza a IA para revisar e organizar os relatórios técnicos, inclusive recebendo sugestões de pontos que poderiam passar despercebidos.
A solução também auxilia na criação de imagens ilustrativas e em suas respectivas descrições, ampliando a acessibilidade dentro da empresa.
“Ao construir um texto, eu o valido com base nas diretrizes de acessibilidade da Web Content Accessibility Guidelines, que orientam com boas práticas para aplicações web, e utilizo o Copilot para lapidar a linguagem, tornando-a mais abrangente e acessível para todos os públicos”, explica Barbosa.
Segundo o profissional, o Copilot aumentou sua produtividade, reduzindo o tempo de produção de apresentações de três dias para apenas cinco minutos, sem necessidade de ter auxílio de outros colegas.
Fundado em 1937, o Grupo Ultra é dono das empresas Ipiranga, Ultragaz, Oxiteno, Ultracargo e Extrafarma, totalizando mais de 16 mil funcionários. A Ipiranga está presente no mercado há mais de 88 anos com cerca de 6 mil postos e 6,8 mil grandes clientes.
Hoje, a Ipiranga tem as maiores marcas de franquias próprias dos segmentos de conveniência e troca de óleo, a AmPm e o Jet Oil, além do KMV, programa de fidelidade com 38 milhões de participantes.