MAU TEMPO

123 Milhas tem chuva de reclamações

Clientes levantam desde cancelamentos até a não emissão de passagens compradas.

02 de setembro de 2022 - 08:10
Só o site Reclame Aqui recebeu mais de 800 reclamações sobre a empresa. Foto: Pexels

Só o site Reclame Aqui recebeu mais de 800 reclamações sobre a empresa. Foto: Pexels

Clientes da 123 Milhas têm publicado reclamações nas redes sociais por conta de cancelamentos ou a não emissão de passagens aéreas compradas para voos promocionais.

Nesta última semana, só o site Reclame Aqui recebeu mais de 800 reclamações como falta de atendimento, problemas com reembolso e não envio de formulários.

A grande maioria dos casos são de consumidores que compraram passagens em datas próximas ao Rock in Rio, que acontece do dia 2 a 11 de setembro. Segundo os relatos, a empresa não estaria respondendo aos contatos sobre a falta de envio das reservas.

Conforme o Estadão, a 123 Milhas envia, em até 20 dias após a compra, um formulário para preenchimento de informações pessoais de passageiros. Caso o cliente não receba o documento, é de responsabilidade do consumidor acionar a empresa para solicitar um novo envio.

No regulamento da plataforma de viagens, é explicado que as passagens só são emitidas com os dados preenchidos via formulário, enviado por e-mail, no mínimo de 60 dias antes da data do voo. 

Caso o formulário não seja preenchido a tempo, o pedido pode ser cancelado.

Em nota enviada ao Estadão, a 123 Milhas explicou ter acontecido um erro interno no procedimento de envio dos formulários, com alguns clientes recebendo a informação de que suas viagens seriam canceladas.

A plataforma lamentou o ocorrido e informou que esses clientes terão prioridade no atendimento, garantindo que as passagens serão emitidas.

Em junho deste ano, foi divulgado que a 123 Milhas está envolvida em um processo administrativo aberto pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Segundo a Senacon, o motivo vem de queixas de consumidores sobre a prestação dos serviços das agências de turismo durante a pandemia. 

Além da 123 Milhas, CVC, Decolar.com, Max Milhas e Viajanet apresentaram o maior número de queixas registradas na plataforma consumidor.gov.br no período.

Entre os principais problemas relatados, estão a dificuldade para alterar ou cancelar o contrato ou serviço e a dificuldade ou atraso na devolução de valores pagos, reembolso e retenção de valores.