Leonardo Bruno Melo, vice-presidente regional de Commerce Cloud da Salesforce.

A Salesforce acaba de contratar Leonardo Bruno Melo, ex-Microsoft, como seu novo vice-presidente regional de Commerce Cloud, plataforma da empresa voltada para e-commerces.

Melo saiu em abril da Microsoft, onde liderava a área de vendas para aplicações de negócios no Brasil. Sob sua responsabilidade, estavam customer experience, marketing e e-commerce.

Anteriormente, o executivo trabalhou por quatro anos na Oracle, onde foi diretor de vendas para aplicações em nuvem, além de ter sido diretor regional de vendas na Algar Tech.

Com mais de 25 anos de experiência, outra importante fase de sua carreira foi na Stefanini, onde dirigiu a operação europeia da empresa, atuando em Londres.

O executivo sucede Erick Buzzi, que ocupou a posição por um ano e meio e agora é vice-presidente de customer experience da SAP no Brasil. 

Buzzi, assim como Melo, já foi diretor de vendas na Oracle, onde trabalhou por oito anos.

A Salesforce parece estar num momento aquecido no Brasil.

Em um levantamento recente do Linkedin sobre profissões em alta no país, uma das 15 posições listadas foi a de desenvolvedores Salesforce na décima terceira posição.

O relatório foi feito com base em dados de usuários do LinkedIn com perfil público que tenham ocupado uma ou mais posições em tempo integral no Brasil nos últimos cinco anos. 

A partir de uma análise dessas informações, identifica-se o grupo de profissões que mais se movimentaram no período e aplica-se, a cada uma delas, uma fórmula que inclui o número de contratações e a taxa de crescimento anual entre 2015 e 2019 para mapear as que tiveram maior expansão.

A Salesforce é líder absoluta em sistemas de gestão de relacionamento com clientes e tem uma participação de mercado maior do que as duas concorrentes, SAP e Oracle, juntas.

Em 2018, foi o player que mais ganhou participação no mercado mundial de CRM, saltando de 1,2 ponto percentual para 19,5%, com vendas totais de US$ 9,4 bilhões.