Baguete
InícioNotícias> Instituto Mauá renova wi-fi com Aruba

Tamanho da fonte:-A+A

EDUCAÇÃO

Instituto Mauá renova wi-fi com Aruba

Júlia Merker
// segunda, 14/05/2018 14:37

O Instituto Mauá de Tecnologia escolheu soluções da Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, para modernizar e expandir o acesso wi-fi para todos os alunos, professores e visitantes dos campi de São Caetano do Sul e de São Paulo. 

O Instituto Mauá de Tecnologia escolheu soluções da Aruba para modernizar e expandir o acesso wi-fi. Foto: Divulgação.

A implementação do projeto, iniciada em julho de 2017, foi conduzida pela IT2B. Já o suporte técnico pós-vendas foi realizado pela Netsite​.

“O know-how consolidado que a empresa apresentou para a vertical de ensino reforçou nossa escolha pelas soluções oferecidas pela Aruba”, afirma João Carlos Corrêa, coordenador de infraestrutura e suporte de TI do Instituto Mauá de Tecnologia.

O projeto, além de levar wi-fi para a rede local, ampliou a cobertura para todo o campus com estabilidade de conexão, conexão rápida e facilidade de login, e tornou certas atividades em salas de aula mais produtivas. 

“As soluções da Aruba  vão ao encontro das necessidades dos docentes de fazerem uso da tecnologia para proporcionarem aulas mais dinâmicas e interativas, gerando ganho de aprendizagem”, completou Corrêa.

Assim como os alunos e funcionários da Mauá, após a fase de implementação, os visitantes também passaram a ter acesso à rede wi-fi. 

“A implementação do projeto conectou as pessoas e tornou o acesso ao wi-fi muito mais simples e rápido, sem a necessidade de entrar em contato com a equipe de TI para solicitar ajuda. Para os alunos, fizemos um projeto de wi-fi indoor, que acaba funcionando também fora dos prédios por conta do alto número de antenas, que passaram de 30 para 160 antenas atualmente. E para os professores, tornamos possível conectar mais de um dispositivo ao mesmo tempo, como tablet, celular e notebook", esclarece o coordenador.

O projeto na instituição inclui as soluções ClearPass, Aruba Airwave e Instant Aps.

“Temos aulas que os estudantes assistem com notebooks conectados à rede da Mauá, que acabam funcionando como um laboratório formal, porém mais dinâmico e flexível”, afirma Corrêa.

O Instant Ap foi escolhido pois o campus de São Paulo precisa ser controlado remotamente, e esse tipo de acess point permite seu controle diretamente pela antena. 

Além dos 160 Access Points (Instant Aps), foram implementadas as soluções ClearPass,  que reforça de forma centralizada os aspectos do acesso seguro, e AirWave, para otimização de desempenho. 

O Instituto Mauá de Tecnologia, fundado em 1961, oferece cursos de graduação em Administração, Design, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Química e programas de pós-graduação e cursos de extensão.

Júlia Merker