Baguete
InícioNotícias> O Boticário adota suíte da VMware

Tamanho da fonte:-A+A

INFRAESTRUTURA

O Boticário adota suíte da VMware

Júlia Merker
// segunda, 17/07/2017 10:55

O Grupo Boticário contratou soluções e serviços da VMware com o objetivo de automatizar o aprovisionamento de infraestruturas e ambientes. Além disso, desejava transformar a área de TI em um centro de serviços para todo o grupo. 

O Grupo Boticário contratou a suíte vRealize. Foto: Divulgação.

A companhia contou com o apoio da área de serviços e consultoria da VMware e adotou como tecnologia a suíte vRealize, que é composta por diversas soluções. 

O vRealize Operations permite monitorar toda a infraestrutura e as aplicações da companhia. Já o vRealize Log Insight ajuda a controlar e gerenciar falhas no sistema para corrigi-las o mais rápido possível. 

A empresa também implementou o vRealize Automation para automatizar a gestão de plataformas multicloud e o vRealize Business com objetivo de melhorar a gestão financeira da área de TI.

Com base nessas soluções, foi construído um portal por meio do qual são solicitados e entregues os ambientes de TI. Desta forma, ficou mais simples e rápido fazer requisições de infraestrutura. 

As soluções da VMware permitiram uma conexão do data center próprio às principais nuvens públicas do mercado. 

O projeto teve início em setembro de 2016 e, em cinco meses, o Grupo Boticário relata que foi possível visualizar o retorno. Hoje, toda a infraestrutura própria está integrada a nuvens públicas do mercado, como IBM e AWS, e a previsão é aumentar gradativamente o consumo de aplicações da companhia nessas nuvens.

“Antes, as áreas de negócios precisavam abrir requisições de serviços para o time de infraestrutura. Hoje, isso é feito de maneira automatizada através da plataforma da VMware, permitindo maior agilidade e segurança, visto que não existem mais processos manuais”, informa Marcelo Santos, senior IT principal consulting do Grupo Boticário.

Como os processos também não eram automatizados, a área levava até cinco dias úteis para entregar um ambiente completo. Hoje, isso é feito em minutos. 

A abordagem da VMware ajudou a empresa a ter visibilidade do custo da TI. Hoje, há um descritivo de todos os valores da TI de cada área de negócio e de cada ambiente do Grupo, inclusive das franquias, o que possibilita saber o quanto representam em Opex e Capex.  

“Ter uma infraestrutura ágil é primordial para o nosso negócio. As soluções da VMware nos ajudaram a melhorar a capacidade do ambiente e, consequentemente, o desempenho, com uma redução no custo operacional e financeiro. Além disso, a nossa infraestrutura está conectada às principais nuvens públicas do mercado, o que nos ajudará a dar o próximo passo em direção à transformação digital,” afirma Fernando Almeida, head de infraestrutura e data center do Grupo Boticário.

Agora, o Grupo Boticário pretende continuar melhorando os índices de eficiência de consumo de recursos de TI com a virtualização de aplicações críticas, como bancos SQL. 

A avalia também a adoção da plataforma de extensão de redes entre os data centers e o NSX da VMware, solução que criar barreiras ao redor de cada aplicação, conceito conhecido como microssegmentação.

O Grupo Boticário controla quatro unidades de negócio: O Boticário, Eudora, Quem disse, Berenice? e The Beauty Box. A empresa está presente em nove países e conta com 7 mil colaboradores diretos. 

Júlia Merker