SHOPPINGS

Multiplan sofre ataque em aplicativo

Entre dados vazados, podem estar a data de validade e os quatro últimos dígitos do cartão de crédito.

21 de janeiro de 2026 - 11:46
Entrada do ParkShopping Canoas, no RS. Foto: divulgação.

Entrada do ParkShopping Canoas, no RS. Foto: divulgação.

A Multiplan, uma das maiores empresas do setor imobiliário e de shopping centers do Brasil, informou que o seu aplicativo Multi sofreu um “acesso não autorizado à base de dados” no dia 10 de janeiro deste ano.

Entre os dados potencialmente acessados, estão dados cadastrais, incluindo a data de validade com os quatro últimos dígitos do cartão de crédito daqueles que os tiverem cadastrado. 

Segundo a companhia, dados completos de cartão são custodiados externamente por parceiro certificado e não foram acessados.

A Multiplan afirma ter acionado imediatamente seus protocolos de controle e segurança, interrompendo o acesso prontamente. Além disso, a empresa sinalizou a ocorrência às autoridades competentes e conduziu uma apuração detalhada do ocorrido com auxílio de uma auditoria externa. 

“Não há qualquer indício de que os dados eventualmente acessados tenham sido utilizados para qualquer finalidade não autorizada que possa causar danos, riscos ou prejuízos aos nossos clientes”, afirma a companhia em nota.

Ainda que não haja indícios de uso indevido de informações, a Multiplan recomenda aos clientes atenção redobrada a comunicações suspeitas ou a qualquer atividade que não reconheçam.

Fundada em 1974, a Multiplan opera 20 shopping centers distribuídos por estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Alagoas e o Distrito Federal.

Entre seus empreendimentos, estão nomes como BarraShopping, MorumbiShopping, BH Shopping e ParkShopping.

Seus centros de compras contam com 940 mil m² de área bruta locável, mais de 6 mil lojas e mais de 200 milhões de visitas por ano. Só no terceiro trimestre de 2025, a companhia faturou R$ 617,5 milhões.