NOMES

Alpargatas troca CEO da Ioasys

Gigante de calçados trouxe Ronaldo da Matta, ex-VP da Avanade.

21 de janeiro de 2026 - 05:49
Ronaldo da Matta.

Ronaldo da Matta.

A Alpargatas trouxe um nome experiente para comandar a Ioasys, empresa de tecnologia que a gigante de calçados adquiriu ainda em 2021, em um negócio cujo valor pode ter chegado a R$ 200 milhões.

O novo CEO é Ronaldo da Matta, que até o final de 2025 era VP na Avanade, uma gigante de consultoria ligada à Microsoft.

Matta também foi diretor de vendas em outras grandes empresas como a Accenture e a T-Systems, além de ter uma carreira de 17 anos na IBM, na qual começou no final dos anos 90. 

Em nota, a Alpargatas fala em que Matta vem para “acelerar o crescimento, ampliar a escala da operação e fortalecer a execução da estratégia”.

“Chego para somar ao time e contribuir para elevar a posição da empresa como parceira estratégica dos clientes na geração de valor com o uso de IA, desenvolvendo produtos e experiências digitais que escalam, evoluem e geram impacto real”, afirma o executivo.

Apesar de funcionar como uma área de inovação para a Alpargatas, a Ioasys também tem uma série de grandes clientes como Vale, Suvinil, CVC, BASF, Banco Inter, VLI, CBMM, Fleury e Ambev Tech.

A Alpargatas não chega a mencionar na nota qual é o papel daqui para frente dos fundadores da Ioasys, Gilson Almeida Villela e Walter Galvão Neto, falando apenas em um “processo natural de amadurecimento”.

Na época da compra, a Alpargatas afirmou que o pagamento seria em cinco anos, período que está encerrado agora. O mais normal seria que os dois tenham deixado a operação, ou sigam envolvidos apenas em funções de aconselhamento.