Cesar Paz é sócio das startups Alright Media, Dex01, Eyxo, Mosh, Nasc e Zeeng. Foto: Divulgação.

Cesar Paz, fundador da AG2, reuniu seis startups das quais é investidor em um mesmo espaço em Porto Alegre. O galpão que nos anos 2000 foi sede da agência digital fundada por ele agora abriga as empresas Alright Media, Dex01, Eyxo, Mosh, Nasc e Zeeng.

O espaço fica localizado no bairro Santana e reúne hoje 70 profissionais. As equipes atuam no local desde fevereiro.

A AG2 foi adquirida em 2010 pela rede mundial de agências de propaganda Publicis. Paz saiu do dia a dia da operação e o cargo de CEO da empresa em setembro de 2015. Depois, em janeiro de 2017, também deixou a posição de presidente do conselho da companhia.

Hoje, além de atuar como mentor e sócio das startups, também atua como professor da Unisinos.

Com o espaço compartilhado, as startups buscam trabalhar de forma alinhada, para atender projetos de clientes que necessitem da atuação de cada uma. Para 2018, a startups devem somar um faturamento de R$ 15 milhões.

"As startups têm uma visão de especialista e reúnem juntas as áreas de conteúdo, media, design, dados, creators e desenvolvimento de software", detalha Paz. 

Com isso, o executivo considera que o grupo pode trabalhar em todos os segmentos que as agências digitais se propõem a atuar, mas de forma aprofundada.

A Alright tem a proposta de atuar como um hub de tecnologias de mídia digital. A empresa se apresenta como uma curadora de plataformas de segmentação e distribuição de mídia e conteúdo.

Com foco em design, a Dex01 é a única entre as startups que não tem toda a sua operação concentrada no novo espaço. A empresa também conta com uma unidade em Pelotas.

A Eyxo é uma evolução da MPQuatro, empresa fundada por Greta Paz com foco em produção de vídeos. A Eyxo amplia essa visão e atua com criação de conteúdo para todas as plataformas. Entre os clientes da startup estão Youcom, Unilever, Unicred e Neugebauer.

Enquanto isso, a Mosh é a empresa focada em influenciadores digitais e suas relações com as marcas.

A Nasc atua com desenvolvimento de software e é responsável pelo BrasilJS, iniciativa que promove uma conferência voltada para os desenvolvedores front-end.

O portfólio de startups também conta com a Zeeng, startup responsável por um plataforma de big data analytics voltada para gestores de marketing e comunicação. O sistema opera em cinco vertentes: antecipação de lançamento de produtos a partir de sua base de dados, monitoramento de notícias e promoções, análises de comportamento em mídias sociais e presença online. 

Paz foi investidor-anjo da plataforma, que tem Eduardo Prange como fundador. Antes de criar a Zeeng, o executivo também fundou a Seekr - startup de monitoramento de marcas nas mídias sociais que realizou em no ano passado uma fusão com a Direct Talk, formando a Hi Platform.

Hoje, há cerca de 10 clientes que contam com pelo menos duas das startups como fornecedoras. Entre os nomes atendidos pelas empresas estão Zaffari, Panvel, Unisinos, Visa e Heineken.