A Prefeitura de Blumenau lançou o Pronto Mobile. Foto: Michele Lamin.

Após informatizar toda a rede municipal de saúde, composta por 90 unidades, a Prefeitura de Blumenau lançou o Pronto Mobile, um aplicativo para smartphone que busca facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde.

Baseado na plataforma de Inteligência Artificial da GeneXus, fornecida pela BXT (Business XtremeTechnologies), o aplicativo permite aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) do município o acesso a diversas informações, tais como prontuário, prescrições, histórico de vacinas e mapeamento das unidades de saúde.

Futuramente, haverá a possibilidade de agendamento de consultas eletivas médicas e odontológicas.

O desenvolvimento da aplicação levou 25 dias. 

"Em vez de se preocupar com a solução técnica, ou seja, como programar o aplicativo, os desenvolvedores puderam se concentrar na solução para o problema, focando no que precisava ser programado com base no conhecimento de negócios que já possuem", explica o diretor da BXT, Reginaldo José Schollemberg.

Desde o último dia 11 de abril, o app já está disponível para download em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS. 

O aplicativo poderá ser baixado por todos os usuários do SUS de Blumenau. Inicialmente, a funcionalidade de agendamento de consultas terá acesso restrito apenas para o Ambulatório Geral.