MUDANÇA

WhatsApp abre API para empresas de qualquer porte

20/05/2022 15:45

Antes, somente grandes empresas e parceiros homologados podiam acessar o serviço.

Foto: Pexels

Tamanho da fonte: -A+A

O WhatsApp Business abriu sua API para que empresas de qualquer porte possam utilizar seu serviço em nuvem de forma gratuita.

Antes, quem podia acessar essa API eram somente grandes empresas, como bancos e operadoras, e parceiros homologados pelo app de mensageria, os chamados Business Solution Providers (BSPs).

“Qualquer empresa ou desenvolvedor pode acessar facilmente nosso serviço, operar diretamente no WhatsApp para personalizar sua experiência e acelerar o tempo de resposta aos clientes usando nossa WhatsApp Cloud API, segura e hospedada pela Meta”, disse Mark Zuckerberg, CEO da Meta

Além da hospedagem, o grupo também vai prover a manutenção e a capacidade de processamento para as empresas que usarem sua API na nuvem. Isso deve permitir o acesso mais rápido às novas funcionalidades que forem lançadas pelo WhatsApp.

O acesso deixa de ser um diferencial competitivo em relação aos BSPs, que precisarão se diferenciar pela oferta de serviços de valor agregado, como plataformas de comunicação omnichannel, desenvolvimento de bots e processamento de linguagem natural.

Lançado em janeiro de 2018, o aplicativo WhatsApp Business foi desenvolvido para atuar na comunicação das pequenas e médias empresas com seus clientes, criando uma presença oficial para essas empresas no aplicativo, com ferramentas específicas para o segmento corporativo.

Segundo a Meta, cerca de 1 bilhão de usuários no mundo conversam com marcas semanalmente através dos apps da empresa, que incluem Instagram, Messenger e WhatsApp.

Veja também

ATENDIMENTO
Detran-CE tem chatbot da Valid

Projeto começa a disponibilizar serviços do órgão via WhatsApp. 

CONTRATAÇÃO
Ex-IBM assume parcerias na Whatslly

Raquel Hauschild é uma profissional com quase 30 anos de experiência.

PICOLÉS
Kibon adota soluções da Infobip

A companhia está investindo na comunicação B2B via WhatsApp.

TENDÊNCIA
Assistente virtual do Google reage ao assédio

Gigante de buscas é mais uma empresa a usar IA para educar o cliente.

SAÚDE
MedPlus confirma agendamentos com Nina Tecnologia

Através de uma integração, a solução entra em contato com os pacientes de forma automatizada.