SEGURANÇA

Orsegups conquista ISO 27001 e 27701

20/07/2022 17:08

Para conseguir certificações, a empresa investiu R$ 2 milhões ao longo de 18 meses.

Em 2020, a empresa teve um vazamento de 25G de dados fiscais (Foto: Divulgação)

Tamanho da fonte: -A+A

A Orsegups, empresa catarinense de segurança eletrônica, conquistou as certificações ISO 27001, que corresponde às diretrizes para o gerenciamento de segurança da informação, e ISO 27701, complementar à primeira e focada em privacidade de dados.

Conforme a companhia, a jornada para obter o reconhecimento foi trabalhosa, apesar de já saberem o que precisava ser feito para alcançá-lo.

“Como são muitas informações críticas, dados que têm muito valor, entendemos que era necessário buscar uma certificação robusta, que atesta para nossos clientes que os dados de suas operações estão seguros”, explica Dilmo Berger, presidente da Orsegups.

Segundo o site The Hack, a empresa sofreu um vazamento de 25 gigas de documentos fiscais em 2020, devido a uma falha em um de seus servidores.

Para garantir o engajamento dos funcionários na busca pelas certificações, foi criada uma trilha de conteúdo em conjunto com a universidade corporativa da Orsegups.

Ao longo de 18 meses, a empresa investiu R$ 2 milhões em treinamentos e mudanças em hardwares e softwares.

A ISO 27001 é uma norma internacional criada pela International Standardization Organization (ISO) e descreve como gerenciar a segurança da informação em uma organização, além de especificar as melhores práticas de gerenciamento de riscos. Sua versão mais recente foi publicada em 2013.

Entre os requisitos para obtê-la, está o contexto da organização: a gestão de ativos e seus riscos, a segurança física e de suas operações, plano de tratamento de riscos e continuidade de negócios, além de treinamentos de conscientização para toda a equipe.

No Brasil, 148 empresas foram certificadas até 31 de dezembro de 2020, conforme a última pesquisa oficial da ISO.

Bem mais recente, a ISO 27701 é uma extensão da norma 27001 que permite maior ênfase na proteção de dados do sistema de gestão de segurança da informação.

Há 45 anos no mercado, a Orsegups possui 7 mil colaboradores e administra os dados de mais de 1 milhão de pessoas e 80 mil clientes, afirmando ser a maior empresa de segurança eletrônica do Brasil.

Veja também

BRASÍLIA
Sistema da Câmara de Deputados cai na hora H

Instabilidade impediu votação de PEC polêmica. Oposição acusa manobra.

HÓSPEDES
Marriott segue vazando dados

Gigante de hotelaria tem o terceiro vazamento em quatro anos.

SEGURANÇA
LTM recebe ISO 27001

A empresa foi reconhecida pela Fundação Vanzolini, de professores da USP.

PÚBLICO
Prefeitura de Alegre sofre ataque de ransomware

A cidade capixaba está com todos os serviços indisponíveis por tempo indeterminado.