São 239 mil hectares de florestas plantadas de pinus e eucalipto. Foto: Pixabay.

A Klabin, produtora e exportadora de papéis para embalagens, adotou o sistema de rádio digital Mototrbo, da Motorola Solutions, para conectar as regiões florestais aos seus centros de comando.

O sistema foi implantado pela Lithus, especializada em radiocomunicação digital, nas fábricas da empresa em Puma e Monte Alegre, localizadas no Paraná.

No projeto, foi implementado um sistema Mototrbo Linked Capacity Plus, com repetidoras SLR5100 e DGR6175, em seis estações repetidoras de sinal nas plantas de produção da empresa. 

As máquinas utilizadas em operações florestais da Klabin, como caminhões, foram equipadas com os rádios DGM8000 e DGM8500 Mototrbo e a equipe em campo usa os portáteis DGP8550e e DGP5050. 

No total, são mais de 700 rádios em campo, com comunicação de áudio instantânea e posicionamento do GPS, monitorando uma frota de 300 caminhões e 30 guindastes usados em operações florestais. 

Segundo a Motorola Solutions, os softwares SpeedTRUCK e SpeedDATA, juntos à solução TRBOnet PLUS, permitem o envio e o registro de comunicações em toda a rede da empresa.

São 300 mil pontos de GPS gerados e armazenados no banco de dados todos os dias e 380 mil chamadas push-to-talk (PTT) são realizadas todos os meses. 

De acordo com a empresa, esses dados coletados permitem que a Klabin realize análises de dados para otimizar rotas de caminhões e a distribuição de máquinas, reduzindo custos de combustível e manutenção e maximizando a eficiência dos ativos.

Em relação à segurança dos funcionários, as coordenadas de GPS devem permitir que a empresa responda rapidamente a qualquer emergência, inclusive em locais não cobertos pelo serviço de telefonia celular.

“O sistema é confiável e econômico, oferecendo uma infinidade de possibilidades de transmissão de dados”, afirma Lucas Vinicius dos Santos, responsável pelo projeto da Klabin.

No futuro, a empresa planeja implementar serviços adicionais de radiocomunicações, como utilizar a telemetria nas máquinas e integrar dispositivos como smartphones, além de desenvolver aplicativos para tablets.

Fundada em 1899, a Klabin conta com 19 mil colaboradores em 18 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

No total, são 239 mil hectares de florestas plantadas de pinus e eucalipto, além de 216 mil hectares de matas nativas preservadas. 

A Motorola Solutions foi fundada nos Estados Unidos em 2011, através da divisão da Motorola em duas empresas. 

Atuando no desenvolvimento de software e hardware para telecomunicações públicas e corporativas, a empresa faturou US$ 7,34 bilhões em 2018.

Já a curitibana Lithus é uma revenda premium ouro da Motorola Solutions nascida em 2003.