A Unicef utiliza a tecnologia de SMS da Zenvia para notificar o poder público municipal. Foto: Divulgação.

A Unicef conta com a Zenvia para uma área de sua plataforma gratuita Busca Ativa Escolar. O sistema utiliza a tecnologia de SMS da Zenvia como ferramenta para notificar o poder público municipal sobre exclusão escolar.

No Brasil, mais de 2,8 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos estão fora da escola, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2015. 

O SMS será o primeiro canal de ação do projeto da Unicef. Ao visitar as famílias e identificar crianças que estejam fora da escola, o agente comunitário enviará alerta por SMS, aplicativo ou site a um grupo multisetorial de profissionais que conversará com a família para entender as causas da exclusão escolar.

A iniciativa segue com a inserção da criança ou adolescente na escola e acompanhamento da vida estudantil, avaliando cada situação e necessidade individualmente.

"A ideia é que os municípios tenham os dados e, assim, possam criar soluções para permitir que cada vez mais meninos e meninas possam frequentar a escola regularmente. Por meio do SMS e de outras parcerias que estamos realizando, ofertamos a metodologia e a tecnologia necessárias para isso", afirma Ítalo Dutra, chefe de educação da Unicef no Brasil.

O Busca Ativa Escolar também permitirá às cidades participantes ter um registro da exclusão escolar, com estatísticas para acompanhamento.

A expectativa é gerar 10 mil alertas até o fim do ano, sendo que 2 mil serão enviados por SMS. 

“Esta é a maneira mais rápida de fazer com que a mensagem chegue ao destinatário final. É uma tecnologia de fácil utilização e não depende do pacote de dados ou de conexão, tornando o trabalho dos agentes comunitários mais ágil e eficiente”, explica Fábio Matias, diretor de Negócios Corporativos na Zenvia.

A Unicef espera que a plataforma Busca Ativa Escolar esteja implantada em pelo menos 500 municípios até 31 de dezembro.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promove os direitos e o bem-estar de crianças. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios.

A Zenvia é líder brasileira em serviços corporativos de mobilidade. Fundada em 2003, oferece soluções para mais de 5 mil empresas no Brasil com serviços em parceria com operadoras e empresas. 

No início de 2015, a companhia adquiriu a área de Serviço de Valor Agregado (VAS) da Spring Mobile Solutions. 

Também em 2015, a empresa divulgou planos de abrir capital até 2020. No ano anterior, a companhia recebeu um aporte de R$ 71 milhões dividido meio a meio entre o BNDESPar e o fundo de investimentos DLM.