REMÉDIO

Zetti Tech quer por robô em farmácias

Empresa vê potencial para mil unidades no país até 2030.

13 de outubro de 2025 - 07:59
Um robô pode fazer isso. Foto: Depositphotos.

Um robô pode fazer isso. Foto: Depositphotos.

A Zetti Tech, empresa brasileira especializada em tecnologia para farmácias, quer vender 1 mil unidades de um “robô” no Brasil até 2030. 

Até agora, a empresa já investiu R$ 1,5 milhão, destinado à importação, montagem e exposição em um evento da Abrafarma do robô, produzido pela alemã Gollmann.

O robô que a Zetti quer vender no Brasil não é aquele um boneco robótico, mas um conjunto de módulos integrados que traz para o balcão um produto X no estoque.

Na Europa, os robôs da Gollmann já estão instalados em 3,5 mil farmácias (para se ter uma ideia, só a Alemanha tem 17 mil farmácias, ainda que o número venha caindo desde 2009). 

A promessa da Zetti é que a automatização reduza em até 40% do tempo de atendimento nas farmácias brasileiras, com uma taxa de 99,9% de precisão na dispensação de medicamentos. 

O Gollmann é capaz de separar até 900 caixas por hora, organizando produtos com um sistema inteligente, rastreando lotes e validades, ocupando apenas o espaço necessário. 

Além de redes de farmácias, clínicas, hospitais e centros de distribuição são clientes potenciais.

“O Gollmann não é apenas um equipamento, mas uma solução completa de automação que transforma a rotina das farmácias. Ele reduz erros, otimiza espaço e libera os profissionais para atividades clínicas e consultivas, elevando a produtividade e a qualidade do atendimento”, afirma o chairman da Zetti Tech, Fábio Rozenek. 

A Zetti Tech é mais conhecida por um sistema de gestão, o Vetor Farma, que abrange desde a gestão de retaguarda até o atendimento no balcão. 

A Gollmann foi fundada em 2006 e tem hoje cerca de 400 funcionários. A filosofia da empresa é um produto altamente modular, o que torna seus produtos mesmo para farmácias menores.