O Rede Sapiens é executado pela Umov.me, tendo a curadoria da Fapergs e da Reginp. Foto: divulgação.

O Pacto Alegre, iniciativa liderada por Unisinos, PUC-RS e UFRGS para promover um ambiente favorável à inovação em Porto Alegre, lançou o projeto Rede Sapiens nesta segunda-feira, na uMov.me Arena.

Com o objetivo de dar visibilidade ao conhecimento produzido nas universidades, principalmente na pós-graduação, a ideia do projeto é estimular que os pesquisadores compartilhem seus trabalhos. 

Na prática, mestres e doutores devem preencher o formulário e submeter um vídeo de três minutos no site do projeto. Eles precisam explicar sua dissertação ou tese, defendida nos últimos cinco anos, de forma clara e acessível. 

Para o acesso da sociedade e das empresas, a plataforma será dividida em oito grandes áreas do conhecimento, segmentadas de acordo com as entidades setoriais ligadas a cada uma das áreas.

Em junho de 2020, dez dessas pesquisas serão premiadas com um valor em dinheiro ainda não definido. O projeto ainda está em fase de captação de recursos junto a empresas e, até agora, o valor total está em R$ 35 mil.

Cinco delas serão aquelas que mais tiverem solicitações por parte de empresas e, as outras cinco, as que tiverem os vídeos mais visualizados na plataforma. O prazo para avaliação dos dois critérios é 30 de abril de 2020.

De acordo com os organizadores, a divulgação dos projetos acadêmicos permitirá que sociedade e mercado tenham acesso facilitado a este conteúdo, criando uma rede colaborativa que vai além do meio acadêmico.

“Muitas vezes o conhecimento científico fica guardado nas bibliotecas das universidades e não chega de fato à sociedade, à indústria, ao fim daquele conhecimento, que é produzir impacto econômico, impacto social”, ressalta Alsones Balestrin, pró-reitor de inovação da Unisinos.

Iniciado em junho de 2019, quando foi apresentada a agenda do Pacto Alegre, o Rede Sapiens é executado pela Umov.me, tendo a curadoria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp).

O Pacto Alegre foi iniciado em 2018 com a assinatura da Aliança pela Inovação, um acordo firmado por UFRGS, PUC-RS e Unisinos. A iniciativa também conta com entidades setoriais e empresas.

A uMov.me é dona da plataforma de desenvolvimento de aplicações de negócios para dispositivos móveis do mesmo nome. Em 2018, inaugurou a uMov.me Arena, uma sede com um espírito aberto em Porto Alegre.