TÁTICA

Fortaleza adota ERP da Sankhya

27/07/2022 12:10

Time de futebol cearense vem em ascensão nos últimos anos. 

O Fortaleza Esporte Clube está em 20º lugar no Brasileirão. Foto: Leonardo Moreira

Tamanho da fonte: -A+A

O Fortaleza Esporte Clube, tradicional clube de futebol cearense que atualmente disputa a série A do Brasileirão, adotou o sistema de gestão da Sankhya, empresa mineira de software de gestão.

O acordo entre o clube e a empresa foi firmado em dezembro de 2021.  O objetivo é conseguir processos mais rápidos, que aumentem a eficiência do controle financeiro e de estoque. 

Com o contrato, a empresa prevê melhorias que facilitarão a rotina dos 380 colaboradores do clube.

Anteriormente, o Fortaleza Esporte Clube utilizava sistemas diferenciados para gerenciar departamentos distintos. Agora, a expectativa é que o novo ERP auxilie na expansão do time, com foco no setor fiscal e no departamento de compras do clube.

Segundo Arthur Lidio, diretor administrativo do Fortaleza, a escolha da Sankhya foi determinada pela experiência da empresa em trabalhar com outros times de futebol, como o Goiás Esporte Clube e o Uberlândia Esporte Clube.

"Precisamos eliminar o retrabalho e integrar áreas como varejo, estoque, financeiro e contábil. O departamento de RH também pede mais atenção, principalmente por conta dos bônus que os atletas recebem individualmente. Também esperamos identificar a redução nos custos operacionais logo após a implementação do sistema”, afirma Lidio. 

O Fortaleza Esporte Clube foi fundado em 1918 e já ganhou 45 vezes o Campeonato Cearense, além de ter duas Taças dos Campeões Cearenses e ter sido o campeão Brasileiro da Série B em 2018.

O Fortaleza é uma história de ascensão no futebol brasileiro dos últimos anos.

O clube passou por um período difícil e chegou a participar da Copa Libertadores pela primeira vez neste ano, após passar oito anos jogando pela série C do Brasileirão. Depois de cinco anos, o time conseguiu se classificar na série A, na qual está em 20º lugar.

O Fortaleza joga no Estádio Alcides Santos, com capacidade para 8,5 mil pessoas, no Estádio Presidente Vargas, que comporta 20,6 mil pessoas, e na Arena Castelão, para mais de 63 mil pessoas.

Fundada em 1989, a Sankhya possui 49 unidades de negócio, conta com mais de 1,7 mil funcionários e 12 mil clientes nos 26 estados do Brasil. 

A empresa fechou 2020 com um faturamento de R$ 200 milhões, o que representa um crescimento de 20% em relação a 2019. 

Em cinco anos, a meta da Sankhya é atingir a marca de R$ 1 bilhão de faturamento e “ser a empresa mais desejada do país quando o assunto é ERP”.

Veja também

FUTEBOL
Manchester United: tecnologia com DXC

A consultoria será parceira de transformação do clube e terá seu logo estampado na camisa.

ESTEREÓTIPOS
Inter tem jogador “de TI”

Carlos de Pena parece “o cara de TI” e faz brincadeiras no Twitter.

DRIBLE
Canal do Flamengo no YouTube é invadido

O FlaTV tem mais de 6,5 milhões de inscritos. Clube brincou com o episódio.

FUTEBOL
São Paulo FC cria centro de inovação

Ideia é criar projetos para o clube e mercado dentro do estádio do Morumbi.

FUTEBOL
Goiás Esporte Clube adota ERP da Sankhya

Solução de gestão irá ajudar com novas práticas de administração do time.

FUTEBOL
Cruzeiro migra para Ativas

Em meio a reestruturação, clube mineiro fecha contrato com a Sonda.