A Leroy Merlin contratou a KSecurity para resolver problemas de indisponibilidade de links. Foto: Henryk Borawski.

A rede Leroy Merlin contratou a consultoria brasileira KSecurity, especialista em soluções voltadas para o varejo, para resolver problemas com indisponibilidade de links. 

O projeto envolveu a instalação de uma solução de Next Generation Firewall que possui um recurso patenteado de balanceamento de carga e redundância de acesso através de um túnel de VPN, que automatizou o processo de chaveamento dos links.

A solução adotada une a tecnologia do firewalls de próxima geração com a gestão dos links e balanceamento de carga, que resultou em ganhos consideráveis em operacionalidade e redução de até 98% do tempo de downtime.

Até então, a Leroy Merlin contava com links MPLS e roteadores simples que faziam o chaveamento de um link para o outro quando um deles deixasse de funcionar. Além dos preços elevados dos links MPLS, o trabalho de chaveamento era manual. 

Com isso, as filiais permaneciam sem sistema durante longos períodos de tempo, nos quais a ficavam sem comunicação, impossibilitadas de realizar pagamentos. 

Além de reduzir o downtime com uma solução estável para resolver os problemas de disponibilidade nas filiais, a Leroy Merlin garantiu o máximo de conectividade sem precisar de interferências manuais e obteve a possibilidade de eliminar os links MPLS e usar os links de internet comuns, reduzindo os custos com conectividade.

A KSecurity é uma empresa de segurança da informação fundada em 2008. A KSecurity já desenvolveu projetos de segurança para empresas como a rede de atacados Tenda. 

Entre as parceiras da KSecurity estão fabricantes como CheckPoint, Forcepoint, Fortinet, McAfee e Splunk.

Fundada em 1923, na França, a Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1998 e, desde então, inaugurou mais de 38 lojas distribuídas em 10 estados brasileiros. A empresa comercializa mais de 80 mil itens e conta com mais de 7 mil colaboradores.