Yellow + Grin = Blue? Foto: Pixabay.

A Yellow, startup brasileira de compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos, acaba de anunciar uma fusão com a Grin, empresa mexicana de patinetes elétricos. O movimento dá origem à Grow Mobility, que será a responsável pelas marcas e aplicativos Yellow e Grin, que neste momento seguem ativos de forma inalterada. 

Juntas, as companhias contam atualmente com mais de 135 mil patinetes e bicicletas em sete países. Os equipamentos das empresas já realizaram 2,7 milhões de viagens em seis meses. A nova empresa tem um total de 1,1 mil funcionários.  

De acordo com o The Information, as empresas captaram U$S 150 milhões em um novo aporte a partir da fusão. Antes, Grin e Yellow tinham recebido US$ 145 milhões em investimentos.

“Estamos empolgados em unir duas empresas latino-americanas de tecnologia, que compartilham a mesma visão de transformar não apenas o transporte, mas também melhorar os serviços de infraestrutura e impulsionar a atividade econômica em toda a nossa região”, diz Jonathan Lewy, cofundador da Grin e presidente do conselho da Grow Mobility Inc.

O plano de curto prazo é mais do que dobrar a frota de bicicletas e patinetes, além de ampliar ainda mais suas ofertas de serviços online to offline (020) e expandir para outros pontos da América Latina nos próximos meses.

A Grow manterá e ampliará a operação de bicicletas sem estações e patinetes da Grin e da Yellow no Brasil, México, Colômbia, Peru, Uruguai, Chile e Argentina, além de expandir para novos países no continente. 

“A demanda por esses serviços cotidianos na América Latina é enorme e, combinando forças e recursos, poderemos nos mover mais rapidamente para atender mais usuários. Estamos ansiosos para desenvolver as fortes relações de Grin e Yellow com as autoridades locais e outros agentes interessados em parcerias para criar um valor duradouro para nossa região”, destaca Sergio Romo, cofundador da Grin e CEO Global da Grow. 

Outro plano é alavancar e continuar a construir sua plataforma própria de pagamentos digitais que busca atender também a usuários desbancarizados na América Latina.

A Grow vai incorporar e expandir a parceria existente com a Rappi, plataforma de entrega de alimentos e produtos na América Latina, que atualmente opera em 27 cidades de sete países. Os mais de 20 milhões de usuários da Rappi já podem desbloquear patinetes e bicicletas diretamente pelo aplicativo.

“Temos muita sorte em reunir duas equipes experientes e bem-sucedidas com profundo conhecimento de mobilidade urbana e das necessidades dos clientes que atendemos”, afirma Ariel Lambrecht, cofundador da Yellow e diretor global de produtos da Grow Mobility Inc.

O empresário brasileiro/argentino, Ariel Lambrecht, que também fundou anteriormente a 99, atuará como diretor global de produtos, sendo responsável pelas principais funções de produto e engenharia, além de liderar as operações brasileiras ao lado de Marcelo Loureiro. O co-fundador da Yellow Eduardo Musa, que atuou na liderança da Caloi por 13 anos antes de ingressar na startup, deixará a administração do dia a dia da companhia.