Foto: Divulgação
A Suzano, considerada a maior empresa produtora de celulose de eucalipto do mundo, criou um Centro de Tecnologia Operacional (CTO) para monitorar a produção das suas fábricas em tempo real.
Inaugurado, mas ainda funcionando em fase de operação assistida, o novo espaço permite acompanhar as operações responsáveis pela produção de itens como papel higiênico, lenços de rosto, fraldas e papel toalha.
O CTO conta com uma única plataforma que integra dados, processos e indicadores de todas as unidades da Suzano, onde serão realizadas análises de produção, qualidade, perdas e confiabilidade.
Além da monitoração, o local integra atividades de manutenção, com suporte remoto às unidades, análise da performance industrial e verificação de indicadores de negócios.
A expectativa da companhia é que o novo espaço também proporcione uma avaliação mais ampla de impactos, desenvolvimento de novas automações e análises preditivas de forma unificada, além de promover maior integração e agilidade entre as equipes, diante da concentração em um único local.
Fundada em 1924, a Suzano é uma empresa brasileira focada na produção de celulose, papel e soluções de base florestal, com forte atuação também em produtos de higiene, papel para impressão e embalagem.
Em 2019, a companhia adquiriu a Fibria, gigante brasileira líder global em celulose de eucalipto, formada pela fusão da Aracruz com a Votorantim Celulose. Atualmente, prepara uma parceria global por meio de uma joint venture com a Kimberly Clark, anunciada em junho de 2025, com conclusão prevista para meados de 2026.
Com 15 unidades industriais no Brasil, a Suzano tem seus produtos vendidos em mais de 100 países, alcançando mais de 2 bilhões de pessoas.
