Baguete
InícioNotícias> Alexa e Cortana vão conversar

Tamanho da fonte:-A+A

ASSISTENTES

Alexa e Cortana vão conversar

Júlia Merker
// quinta, 31/08/2017 10:08

A Amazon e a Microsoft firmaram uma parceria rara para permitir um trabalho conjunto entre suas assistentes controladas por voz - Alexa e Cortana.

Amazon e Microsoft se uniram para fazer com que Alexa e Cortana se comuniquem entre si.

Durante o último ano, as duas empresas se uniram nos bastidores para fazer com que Alexa e Cortana se comuniquem entre si. A parceria permitirá que os usuários acionem a Cortana usando a Alexa, e vice-versa, até o final do ano.

Para o New York Times, é incomum que as grandes empresas de tecnologia cooperem em novas tecnologias que podem representar um diferencial frente à concorrência. Amazon, Apple, Microsoft, Google e quase todas as outras grandes empresas de tecnologia estão investindo alto para fornecer assistentes digitais mais inteligentes.

No entanto, Jeff Bezos e o Satya Nadella (líderes da Amazon e da Microsoft) acreditam que impedir que as assistentes tenham condições de trabalhar juntas pode representar uma limitação na suas atuações. Para os CEOs, cada assistente tem maior força em determinada área, o que pode beneficiar todos os concorrentes.

Como exemplo, o Bezos cita o poder de integração da Cortana com o Outlook, aplicativo de calendário e e-mail que faz parte do conjunto de software do Microsoft Office. 

Como a Microsoft controla ambos os produtos, o Outlook está integrado mais profundamente com a Cortana do que com outros assistentes de voz. 

Através de sua colaboração com a Microsoft, a Amazon garante que os usuários da Alexa recebam respostas para algumas das mesmas perguntas que a Cortana pode atender, como “quando é a próxima revisão do orçamento com o chefe”?

O NYT acredita que inicialmente, fazer com que os dois sistemas funcionem juntos vai soar um pouco estranho. Um consumidor que utiliza um dispositivo da Amazon terá que dizer "Alexa, Open Cortana" seguido de seu comando, enquanto quem utiliza um equipamento com Cortana terá que dizer "Cortana, Open Alexa".

A parceria entre Amazon e Microsoft é mais segura para as duas companhias do que seria se unir com Apple ou Google. O motivo é que a Alexa é usada principalmente em dispositivos Echo, que são utilizados especialmente em residências, enquanto a Cortana é amplamente usada em PCs, evitando uma briga direta entre os equipamentos.

As duas empresas têm enfrentado dificuldades de smartphones, o que torna difícil conseguir que as pessoas usem Alexa e Cortana fora de casas e escritórios. 

O objetivo atual das duas empresas é firmar acordos com fabricantes de automóveis para integrar seus assistentes diretamente nos veículos. 

Júlia Merker