
Davi Miyake, diretor-geral de operações e produtos da 99. Foto: divulgação.
A 99 acaba de lançar uma nova versão do seu aplicativo, que contará com um recurso de realidade aumentada e integração com o Google Street View, para que passageiros e motoristas consigam se encontrar com maior facilidade.
A realidade aumentada será utilizada principalmente em aeroportos, devido à grande área e movimentação dos terminais, para indicar o passo a passo do caminho até um ponto de encontro.
O recurso já está ativo na China, terra natal da DiDi Chuxing, que comprou o controle da 99 em 2018, e deve chegar ao público brasileiro ainda em dezembro. Por enquanto, o projeto piloto está sendo realizado no aeroporto de Confins, em Minas Gerais.
Ao longo do primeiro trimestre de 2021, a funcionalidade será lançada em outros dois aeroportos — Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Guarulhos, em São Paulo — podendo ser ampliada para outros destinos que apresentam as mesmas características.
Enquanto a RA ainda não estiver ativa, a plataforma oferece uma funcionalidade que lista as informações sobre como encontrar o local do embarque com foto e pequenos textos.
"Sabemos que locais amplos e com grande fluxo de pessoas são difíceis para um embarque tranquilo. Aeroportos são um exemplo, a situação se agrava porque grande parte dos passageiros acabou de chegar e nem conhece a cidade", explica Davi Miyake, diretor-geral de operações e produtos da 99.
Para o encontro fora dos aeroportos, a empresa criou uma funcionalidade batizada de Local Exato, que é integrada ao Google Street View e indica, por meio de fotos, referências do ponto de encontro tanto para o motorista quanto para o passageiro.
Neste caso, a atualização estará ativa para todos os smartphones até o final de janeiro.
Outra nova funcionalidade do aplicativo, que também será disponibilizada até o final de janeiro, é voltada aos motoristas: o chamado Assistente de Ganhos, um gerador de informações com dados sobre a curva de demanda, preço dinâmico, regiões com campanhas especiais e outras comunicações consideradas relevantes.
Com um painel que apresenta um panorama financeiro e informativo, o motorista poderá estabelecer objetivos semanais e acompanhar o histórico de seus ganhos de maneira detalhada, com indicações de valores de corridas, promoções e gorjetas.
Além disso, o aplicativo contará com uma plataforma de comércio eletrônico voltada para eles, com produtos de empresas parceiras, como Localiza Hertz, Tim, Vivo, Samsung, BR Lubrax e Allianz.
O lançamento da loja está previsto para 15 de dezembro, inicialmente nas cidades de Santos e Jundiaí, ambas em São Paulo.
No campo da segurança, o novo aplicativo oferece um recurso de monitoramento da corrida, que utiliza inteligência artificial para detectar mudanças de rota, paradas inesperadas e ações suspeitas.
A ferramenta aciona o usuário para entender se determinada parada, por exemplo, foi uma decisão mútua entre motorista e passageiro ou se trata-se de uma situação de risco. A partir da resposta, são oferecidas opções como chamar a polícia ou ativar o monitoramento de áudio.
A 99 ainda anunciou que o novo app contará com novas funcionalidades para a 99Pay, carteira digital da companhia lançada em julho de 2020. Entre elas, estão a lucratividade na carteira, que vai oferecer 220% do CDI, apontada como a maior taxa do mercado.
Já a função peer-to-peer permitirá a transferência imediata de dinheiro entre usuários por meio da carteira, sem cobrança de taxas. No futuro, a companhia também pretende estar integrada ao PIX.
Os novos recursos estarão disponíveis na primeira semana de dezembro nas nove praças onde a wallet já opera. Em São Paulo, são as cidades de Campinas, Piracicaba e São José dos Campos. No Paraná, os municípios são Curitiba e Londrina. Além disso, a lista conta com Porto Alegre, Cuiabá e Uberlândia.
Segundo a 99, as atualizações incluem uma melhor experiência do usuário e uma melhor interface, contando com as sete categorias de serviços que a empresa já oferece: 99Pop, 99Poupa, 99Top, 99Comfort, 99Entrega, 99Compartilha e 99 Pay.
Para mapear os atritos e desenvolver soluções adequadas, os times da 99 trabalharam diretamente com uma equipe especializada da DiDi Chuxing, na China.
"A partir de entrevistas com grupos focais, análises de feedbacks de usuários e beta-testers, inteligência de dados e a observação de mudanças de comportamento, nosso time, que tem expertise mundial, pôde desenvolver um app moderno, amigável e ainda mais seguro", afirma Davi Miyake, diretor-geral de operações e produtos da 99.
O aplicativo da 99 conecta mais de 750 mil motoristas a 20 milhões de passageiros em mais de 1,6 mil cidades no Brasil.