INDÚSTRIA

Aço Cearense integra e-commerce com VTEX

Ambiente funcionava de forma paralela aos demais pontos de contato com o cliente.

27 de janeiro de 2026 - 11:06
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Aço Cearense, uma das maiores indústrias do ramo siderúrgico do país, implementou o modelo de venda assistida da VTEX, especializada em soluções de e-commerce, para integrar seus canais digitais e força de vendas.

Segundo a organização, o objetivo era tornar sua operação B2B mais eficiente, escalável e alinhada às demandas de diferentes perfis de clientes de construção civil.

Até então, sua vertical de e-commerce funcionava de forma paralela aos demais pontos de contato com o cliente. 

O desafio era integrar os ambientes físico e digital em uma única jornada fluida, sem gerar atritos com o time comercial, que enxergava o e-commerce como uma possível ameaça.

Com links personalizados na nova plataforma, os vendedores passaram a fazer pedidos para os clientes diretamente pelo canal digital, mantendo a comissão e o controle das vendas.

Isso tornou o processo mais simples e rápido, aumentou a produtividade do time e melhorou a experiência dos clientes no ambiente B2B. 

“A venda assistida transformou o e-commerce em uma extensão da nossa força comercial. Unimos tecnologia e relacionamento para escalar vendas, ganhar eficiência e fortalecer o papel do vendedor no B2B, além de promover um melhor atendimento aos nossos clientes”, afirma Ricardo Dias, diretor de comercial e marketing da Aço Cearense.

Em menos de um mês, mais de 400 pedidos foram realizados por meio da venda assistida, 51% dos clientes voltaram a comprar pelo canal digital, o ticket médio cresceu 46,6% e cerca de 150 clientes migraram para o e-commerce. 

Os resultados representam um aumento de 101,7% no número de novos clientes, além de um crescimento de 188,5% no volume de pedidos e a movimentação de 219 toneladas de produtos via e-commerce.

Em apenas 20 dias, o projeto gerou crescimento de 304,5% na receita do canal.

Atualmente, 60% da equipe comercial utiliza a plataforma e vendedores que antes resistiam à tecnologia passaram a liderar treinamentos internos. 

Há mais de 45 anos no mercado, o Grupo Aço Cearense tem operações no Ceará, Pará e Tocantins. O conglomerado é formado pelas empresas Aço Cearense Comercial, Aço Cearense Industrial, Aço Cearense Logística, SINOBRAS e SINOBRAS Florestal.

A companhia totaliza uma capacidade produtiva de 1,4 milhão de toneladas ao ano, atendendo mais de 19 mil clientes em todo o Brasil.

Líder no Brasil em plataformas de e-commerce e soluções omnichannel, a VTEX atua há 26 anos no mercado com clientes como Sony, Whirlpool, Colgate, Carrefour, Motorola e Stanley.

A empresa continua em ritmo de crescimento no país e na América Latina. Em 2024, último ano fiscal divulgado, a organização atingiu uma receita de US$ 226,7 milhões, alta anual de 12,5%.