COMUNICAÇÃO

Afiliada da Globo sofre ataque cibernético

Incidente teria sido provocado por um ransomware com cobrança equivalente a R$ 1 milhão. 

28 de setembro de 2022 - 18:34
Lilian Lynch, jornalista da TV Anhanguera (Foto: Reprodrução)

Lilian Lynch, jornalista da TV Anhanguera (Foto: Reprodrução)

O Grupo Jaime Câmara, controlador da maior rede de mídia de Goiás, foi atingido por um ataque, supostamente de ransomware, que afetou suas redes e servidores no último domingo, 25.

Segundo o G1, o incidente bloqueou os acessos aos sistemas da empresa tanto em Goiás quanto no Tocantins, deixando sites de jornais do grupo, como da rádio CBN Goiânia, fora do ar.

Frente à invasão, as rádios do conglomerado tiveram suas transmissões suspensas e a TV Anhanguera, afiliada da Globo, assim como outros canais da empresa, não conseguiram transmitir sua programação regional no interior.

Durante o jornal exibido no horário do almoço, a jornalista Lilian Lynch precisou se guiar através de papéis que continham o roteiro do programa para apresentar as notícias.

Em nota, a companhia não confirmou se tratar de um ransomware e alertou que seus usuários “poderão perceber alterações na qualidade do conteúdo ou mesmo indisponibilidade total”.

O grupo afirma que não há risco de vazamento, visto que os dados de seus clientes e usuários têm proteção por criptografia.

“O dano do ataque é limitado à restrição do acesso aos nossos sistemas”, garante a afiliada da Globo.

De acordo com o Ciso Advisor, algumas publicações informaram que os atacantes exigiram o equivalente a R$ 1 milhão para fornecer a chave para decodificação dos arquivos.

Até a noite desta quarta-feira, 28, o grupo ainda sofre as consequências do ataque. Apesar de os portais da TV Anhanguera e do O Popular funcionarem normalmente, os sites da CBN Goiânia e do Jornal Daqui continuam fora do ar.

Criado em 1938, o Grupo Jaime Câmara é  o principal conglomerado de comunicação do Centro-Norte brasileiro. O grupo conta com 26  veículos sediados nos estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

Entre eles, estão 11 emissoras de TV afiliadas à Rede Globo, os O Popular, Jornal Daqui e Jornal do Tocantins,  nove emissoras de rádio,  além dos portais Goiasnet, Vrum e Lugar Certo.

A TMK Call Center e a Fundação Jaime Câmara também fazem parte do grupo.