Pesquisa do Experian Hitwise indica que a categoria de sites que mais depende de tráfego gerado por links patrocinados em buscadores no Brasil é a de Agências de Turismo (Viagem).
O levantamento apota 63,23% de cliques pagos, contra 36,77% de cliques orgânicos no período de 12 semanas terminadas em 26 de novembro de 2011.
A categoria Eletrônicos e Eletrodomésticos (Compras e Classificados) é a segunda do ranking, com 54,53% do tráfego de busca gerado por links patrocinados, contra 45,47% de busca orgânica no período de 12 semanas terminadas em 26 de novembro.
Em terceiro lugar está a categoria Esporte e Fitness (Compras e Classificados), com 53,57% do tráfego de busca gerado por meio de cliques pagos.
“Pelo menos para buscas relacionadas às três primeiras categorias, o brasileiro tem preferido clicar em um resultado pago a acessar um resultado orgânico”, avalia Juliano Marcílio, executivo responsável pela ferramenta Experian Hitwise na região.
Vídeo e Games (Compras e Classificados), com 49,11%, e Roupa e Acessórios (Compras e Classificados), com 48,44% de acessos pagos no período, vêm na sequência.
Em sexto lugar aparece a categoria Automotivo com 46,80%, seguida de Eletrônicos com 46,22%, Lojas de Departamento com 45,97%, Recompensas e Diretórios – que inclui sites de compras coletivas e comparadores de preço - com 41,97%; e Construção Civil com 36,83%.
URLs que se dão melhor
Na categoria Agências de Turismo (Viagem), entre os top 10 sites com maior market share de buscas totais (pagas e orgânicas) no período de 12 semanas terminadas em 26 de novembro de 2011, os sites Decolar, Submarino Viagens e Viajanet foram os que mais receberam cliques de busca (pagos e orgânicos), com 39,15%, 17,14% e 16,40% de todos os cliques pagos que geraram tráfego para a categoria.
Em seguida, aparecem Hotel Urbano (6,89%), CVC (6,54%), Rapi10 (4,73%), Americanas Viagens (2,83%), Mundi Buscador de Viagens (2,83%), Viajo (0,75%) e Agaxtur (0,42%).
Destes, os sites que mais dependem de links patrocinados em relação ao total de cliques de busca (pago e orgânico) estão Rapi10, Viajanet e Decolar com 84,58%, 84,10% e 84,04% de cliques oriundos de links patrocinados, respectivamente.
Dentre os 10 primeiros termos de busca que geraram cliques pagos ou orgânicos para a categoria - de um total de 54 mil identificados nesta pesquisa da Experian Hitwise -, o termo “gol” tem o maior percentual de cliques pagos, com 93,81%.
Em seguida, aparecem “decolar.com.br” (86,20%), “passagens aéreas promocionais” (80,70%), “passagens aéreas” (77,53%), “decolar” (77,21%), “decolar.com” (73,26%), “submarino viagens” (68,94%), “tam viagens” (41,50%), “cvc” (31,42%), e “tam” (14,10%).
Agencias de turismo, dependentes do Google
Pesquisa do Experian Hitwise indica que a categoria de sites que mais depende de tráfego gerado por links patrocinados em buscadores no Brasil é a de Agências de Turismo (Viagem).
O levantamento apota 63,23% de cliques pagos, contra 36,77% de cliques orgânicos no período de 12 semanas terminadas em 26 de novembro de 2011.
21 de dezembro de 2011 - 08:31