Nos EUA, Bing avança sobre o Google

Dados da Experian Hitwise nos Estados Unidos apontam uma mudança gradual na preferência do mecanismo de buscas dos internautas no país.

Em fevereiro, o Google, dominante nesse mercado, caiu para praticamente dois terços das pesquisas feitas pelos norte-americanos, sendo utilizado em 66,69% das buscas - no mês anterior, o índice era de 67,95%.

Já as pesquisas no Bing, incluindo aquelas no Yahoo.com, que utiliza o mecanismo, saltaram de 27,44% em janeiro para 28,48% em fevereiro.

14 de março de 2011 - 13:48

Dados da Experian Hitwise nos Estados Unidos apontam uma mudança gradual na preferência do mecanismo de buscas dos internautas no país.

Em fevereiro, o Google, dominante nesse mercado, caiu para praticamente dois terços das pesquisas feitas pelos norte-americanos, sendo utilizado em 66,69% das buscas - no mês anterior, o índice era de 67,95%.

Já as pesquisas no Bing, incluindo aquelas no Yahoo.com, que utiliza o mecanismo, saltaram de 27,44% em janeiro para 28,48% em fevereiro.

As informações da Hitwise mostram que pouco mais da metade das buscas feitas com o Bing nos EUA ainda ocorre a partir do Yahoo,  em vez de pelo próprio site do Bing.

No entanto, de acordo com informações da StatCounter divulgada este mês, o Bing teria superado o Yahoo pela primeira vez em escala global.

Mesma tendência no Brasil
No Brasil, onde a participação do Google é bem maior - 92,15% -, o Bing também avançou, no período encerrado em janeiro último.

O buscador da Microsoft ocupou o segundo lugar, com 3,67% das buscas no período no país. A alta foi de 2.32 pontos percentuais na comparação anual do trimestre terminado em 30 de janeiro de 2010, em que ocupava o terceiro lugar.

“É preciso reconhecer também que o crescimento sustentado do Bing, acrescido de uma taxa de sucesso de mais de 80%, pode sugerir um futuro um pouco mais competitivo no mercado brasileiro de buscas no longo prazo”, diz Juliano Marcílio, executivo responsável pela pesquisa.

Entre os 10 buscadores mais utilizados no Brasil estão ainda o Google.com, (2,06%), seguido do Google Portugal (0,94%), o Yahoo! Brasil (0,62%), o buscador do UOL (0,23%), Ask.com (0,14%), Yahoo.com (0,077%), o Google Espanha (0,026%) e o Google Reino Unido (0,016%).

A Microsoft lançou o Bing em junho de 2009. Mais tarde, a empresa anunciou o acordo que permitiu ao Yahoo utilizar o mecanismo de busca. A Microsoft até se juntou ao Facebook na criação de uma ferramenta de busca social para ajudar na popularidade do Bing.

Além disso, a MS pode se orgulhar do fato de as pesquisas do Bing e do Yahoo terem maior taxa de sucesso do que aquelas feitas no Google.

Segundo a Hitwise, 81% das buscas no Bing resultaram no site desejado. No Google, a taxa é 66%.