TACADA

AI Brasil quer 20 mil em São Paulo

Mega evento tem por trás alguns nomes de peso no mercado de tecnologia.

22 de setembro de 2025 - 05:50
Leonardo Santos, Alexandre Caramaschi e Pedro Chiamulera.

Leonardo Santos, Alexandre Caramaschi e Pedro Chiamulera.

São Paulo terá no final de outubro um grande evento de tecnologia focado em inteligência artificial, com a meta de atrair 20 mil visitantes já na primeira edição. 

O AI Brasil Experience está marcado para os dias  30 e 31 de Outubro, no Distrito Anhembi (o nome moderninho do velho centro de exposições) e tem alguns nomes de peso por detrás. 

"Mais do que discutir tecnologia, o AI Brasil Experience nasce para impulsionar uma mudança cultural. Nosso propósito é colocar o Brasil no centro dessa discussão global, mostrando que é possível democratizar o acesso à IA e usá-la como alavanca de impacto social, econômico e humano", afirma Pedro Chiamulera, Fundador da Confi e co-fundador da AI Brasil.

A Confi é uma spin off da Clear Sale, uma grande empresa de segurança para e-commerce da qual Chiamulera foi um dos fundadores. 

A Clear Sale foi comprada pela Serasa Experian por R$ 2 bilhões em 2024, Chiamulera permaneceu como chairman até recentemente. No meio tempo, o empreendedor criou o AI Brasil, o organizador da conferência. 

Além dele, estão no barco Leonardo Santos e Alexandre Caramaschi, o CEO e o atual CMO da Semantix, um player brasileiro na área de análise de dados.

Como CEO, a IA Brasil tem Tatiana Oliveira, uma executiva que fez carreira na área de tecnologia de bancos como CIti e Itaú e foi diretora de análise de dados no iFood, antes de passar por posições de diretoria na área de IA em empresas como Powerofdata e Qintess. 

O AI Brasil já conecta mais de 14 mil membros e 100 empresas, promovendo capacitação, troca de conhecimento e aplicação real da IA nos negócios. 

Esse networking certamente foi usado para montar a grade de palestrantes, que terá nomes de peso como Luis Justo, CEO Rock in Rio; Anderson Soares, Diretor Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG; Sergio Gaiotto, Chief Data & Artificial Intelligence Officer da Claro; Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia e Cesar Gon, CEO e Fundador da CI&T, entre outros.

COMO VAI SER 

O AI Brasil Experience contará com sete arenas temáticas onde serão discutidas as aplicações de IA nos setores de varejo; indústria; saúde; entretenimento; agências tech; setor financeiro e startups. 

No total, serão 11 palcos com conteúdos simultâneos, incluindo auditórios voltados à gestão, vendas e à integração entre inteligência artificial e inteligência humana. 

O evento também contará com espaços de workshops, mentorias, laboratórios, round tables e balcões com especialistas, criados para estimular a troca de experiências e a aplicação prática da tecnologia, como a área IA Fácil, área IA Fácil, que conduzirá workshops práticos ministrados por especialistas e estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), que mostrará como aplicar a IA no dia a dia dos negócios.